Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Cláudia Romano recebe título de Doutora Honoris Causa

Um reconhecimento da Estácio de Sá ao trabalho de impacto social e protagonismo na educação superior da executiva

Por lu.lacerda
Atualizado em 10 out 2025, 18h00 - Publicado em 10 out 2025, 12h02
Gabriel Chalita, professor, escritor e membro da Academia Brasileira de Educação; Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente da Yduqs; e Celso Niskier, reitor da UniCarioca e Conselheiro Nacional de Educação
Gabriel Chalita, professor, escritor e membro da Academia Brasileira de Educação; Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente da Yduqs; e Celso Niskier, reitor da UniCarioca e Conselheiro Nacional de Educação (Reginaldo Teixeira/Divulgação)
Continua após publicidade
Cláudia Romano com Flávio Murilo, reitor da Estácio
Cláudia Romano com Flávio Murilo, reitor da Estácio (Reginaldo Teixeira/Divulgação)
Rossano Marques, CEO da Yduqs e Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente da Yduqs
Rossano Marques, CEO da Yduqs, com Cláudia Romano (Reginaldo Teixeira/Divulgação)
Cláudia Romano com a família e amigos
Cláudia Romano com a família e amigos (Reginaldo Teixeira/Divulgação)

A Universidade Estácio de Sá concedeu, em cerimônia na unidade Tom Jobim, na Barra, o título de Doutora Honoris Causa à executiva Cláudia Romano, nesta quinta-feira (09/10), em reconhecimento ao trabalho de impacto social e protagonismo na educação superior.

Entre os convidados estavam Celso Niskier, conselheiro nacional de Educação; Graça Foster, ex-presidente da Petrobras; Nicola Moreira Miccione, secretário-chefe da Casa Civil; além de representantes da Secretaria de Educação do Estado do Rio.

Continua após a publicidade

Vice-presidente do Grupo Educacional Yduqs, presidente do Instituto Yduqs, do SEMERJ (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado do Rio) e do Pacto pelo Esporte, Cláudia está entre as mais atuantes na educação no país, com mais de 20 anos dedicados.

Carioca apaixonada pelo Rio, é formada em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade, com especializações em Liderança pela Fundação Dom Cabral e em Gestão Integrada ESG pela PUC-Rio. Tornou-se a primeira mulher a presidir o SEMERJ e, em 2025, também a primeira a comandar o Pacto pelo Esporte, atenta a governança e a transparência na área esportiva.

Títulos e reconhecimentos não lhe faltam, como a Medalha Pedro Ernesto (2019) e a Medalha Tiradentes (2022). Também lidera projetos de destaque, como o Mediversidade, premiado em Cannes, voltado à inclusão de pessoas negras na medicina, e o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, que já alcançou mais de 1,8 mil pessoas.

Continua após a publicidade

“Alfabetizar é libertar — e ver alguém escrever o próprio nome pela primeira vez é uma das experiências mais transformadoras que a educação pode proporcionar”, disse Cláudia durante a cerimônia.

“Me vejo muito na Cláudia. Como executivos, recebemos uma enxurrada de demandas e vivemos obcecados por produtividade. Nos últimos cinco anos, temos uma troca diária, e não há uma única demanda que ela não me cobre. Se não pudermos mudar vidas, não vale a pena. A Cláudia inspira vidas. O que não se pode tirar de uma pessoa é a educação — e ela acredita profundamente nisso”, disse Nicola Miccione, Secretário Chefe da Casa Civil.

Os filhos da homenageada, Rodrigo e Daniel, além dos pais, Vera Romano e Filinto Pereira, participaram da entrega de uma placa e flores com mensagens de carinho de amigos e colegas. A cerimônia teve ainda a participação das alunas de Cinema Ana Beatriz e Bruna, que cantaram acompanhadas ao piano pelo sargento Thiago Rodrigo, da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais — instrumento que foi do fundador da Estácio, o professor João Uchôa.

Continua após a publicidade

“A minha carreira é construída sobre pilares que me acompanham em cada passo: a vontade que me move, a disciplina que me orienta, a humildade que me conecta à equipe e a escuta ativa que me permite aprender todos os dias. Receber este título é mais do que uma honra — é um convite à reflexão sobre o poder da coragem. Porque a verdadeira coragem não é a ausência de medo, mas a decisão de atravessá-lo com fé, propósito e coração.”

Entre os homenageados de anos anteriores estão Ivone Caetano (2021), por sua atuação como desembargadora e militante antirracista; Maria Helena Guimarães de Castro (2019), ex-presidente do INEP e referência em políticas educacionais; João Carlos Simões (2017), ex-reitor da instituição; e Rachel Maia (2024), empresária e defensora da equidade racial e de gênero.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 29,90/mês