Chef francês Frédéric Monnier dá oficina em escola pública no Arpoador
"Ver a curiosidade nos olhos dos alunos e a felicidade depois desses momentos é indescritível"
A gastronomia carioca está em alta, com vários eventos importantes na cidade. Nesta quarta (04/12), para despertar o interesse por alimentação e tudo o que a envolve, o chef francês Frédéric Monnier, embaixador do Polo Gastronômico da Zona Sul, vai promover, com o apoio da Subprefeitura, um evento na Escola Municipal Castelnuovo, no Arpoador.
Tanto alunos (de 6 a 70 anos) quanto professores podem se interessar pela cultura gastronômica de um modo geral; 40 deles vão viver as experiências na cozinha industrial da escola. “Queremos, cada vez mais, promover essa aproximação dos nossos alunos com o entorno de suas escolas e do mercado de trabalho, e a gastronomia ainda envolve as questões da segurança alimentar e combate ao desperdício”, diz Bernardo Rubião, sub da ZS.
O chef está animadíssimo: “Ter a chance de compartilhar um pouco da gastronomia com os jovens é muito mais do que ensinar técnicas — é criar memórias, abrir horizontes e mostrar possibilidades. Ver a curiosidade nos olhos dos alunos, o entusiasmo em cada descoberta e a felicidade depois desses momentos é simplesmente indescritível. Fazer pelo outro, inspirar e construir pontes é algo que me enche de alegria e propósito. A gastronomia tem o poder de transformar vidas, e é isso que queremos fazer”, diz.