Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

CCBB entra em nova fase da restauração

Com 1,2 milhão de visitantes circulando por ali em 2024, a manutenção é indispensável

Por lu.lacerda
Atualizado em 27 jan 2025, 19h24 - Publicado em 27 jan 2025, 18h00
Piso de mármore do hall de entrada está sendo restaurado
 (Thais Alvarenga/Divulgação)
Continua após publicidade

O CCBB, no Centro, está restaurando o piso de mármore, eliminando lacunas e danos nas pedras do chão, feito de mármore Carrara e calcário Lizo, um marco da arquitetura luso-brasileira. Apesar da alta qualidade dos materiais, não existe ali ação de predadores: foi 1,2 milhão de visitantes em 2024, a instituição brasileira mais visitada do Brasil, tornando a manutenção indispensável.

Para respeitar as características originais do projeto de Joaquim Bethencourt da Silva, arquiteto responsável pelo edifício, a metodologia adotada prioriza a mínima intervenção e, segundo Elaine Chagas, restauradora e coordenadora, a abordagem é comparável a um procedimento odontológico: “É como uma obturação feita por um dentista. Preenchemos as lacunas do mármore e, em seguida, aplicamos uma camada de cera para proteger o piso”.

O processo inclui limpeza, aplicação de resina, lixamento para correção de imperfeições e a substituição de 70 placas pequenas que estão além de qualquer reparo. A entrega do hall de entrada está prevista para o fim de fevereiro, enquanto a conclusão total das obras, iniciadas em setembro de 2024 – ano em que o CCBB completou 35 anos – deve acontecer até julho de 2025.

A fachada também está sendo restaurada, além de mais de 200 janelas. Em cartaz no espaço, a exposição “Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias”, sobre a arquitetura e a história do CCBB, prorrogada até 7 de abril.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.