Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Carlos Menezes Direito Filho: mesmo posto ocupado pelo pai no TJ

Há 20 anos, Direito Filho fundou o escritório de advocacia junto com Helinho Saboya e Pedro Paulo Muanis

Por lu.lacerda
Atualizado em 17 dez 2024, 17h28 - Publicado em 17 dez 2024, 11h00
Carlos Alberto Menezes Filho
Carlos Alberto Menezes Filho (Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade

Entre os quatro desembargadores nomeados pelo governador Cláudio Castro do Tribunal de Justiça do Rio, nessa segunda (16/12), está Carlos Alberto Menezes Direito Filho, 53 anos, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OABRJ (triênio 2022/2024), pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela FGV e em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio e é filho de Carlos Menezes Direito, que ocupou o mesmo cargo de 1988 a 1996, sob o então governador Moreira Franco. Só saindo por ter sido nomeado no mesmo ano, ministro do Superior Tribunal de Justiça pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, e em 2007, indicado ao Supremo Tribunal Federal por Lula, onde permaneceu até sua morte, em 2009.

Há 20 anos, Direito Filho fundou, junto com os advogados Helinho Saboya e Pedro Paulo Muanis, o Saboya, Direito, Muanis – Advogados, mas começou a carreira no Fragoso Advogados, fundado em 1952 pelo jurista Heleno Cláudio Fragoso, um dos mais destacados penalistas do país; passou pelo Bermudes Advogados, fundado em 1969, referência no contencioso judicial e arbitral; e o Motta Fernandes, de atuação diversificada. No pessoal, é considerado grande amigo e um homem leal, qualidades que valem registro, digamos assim.

As escolhas de Castro se deram a partir de quatro listas tríplices: duas enviadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras duas pelo Ministério Público.

Dos escolhidos, o único conhecido do governador é Fernando Marques de Campos Cabral Filho, que até então ocupava uma vaga no Tribunal Regional Eleitoral fluminense e, em maio deste ano, votou para absolver o governador em processo que poderia levar à sua cassação (leia matéria de Lucas Mathias na Veja desta terça). Os demais nomeados são os promotores de Justiça Juan Luiz Souza Vazquez e Guilherme Braga Pena de Moraes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.