Capivaras da Lagoa viram atração turística, mas seguem ao Deus dará
“As capivaras se tornaram um símbolo, meio que um ‘panda chinês’ da Lagoa", diz o biólogo Mario Moscatelli
Aproveitando que uma capivara da Lagoa Rodrigo de Freitas apareceu com um ferimento no pescoço, o biólogo Mario Moscatelli faz mais um apelo pelo cuidado com esses animais: “Estou há anos tentando viabilizar uma base de atendimento para os animais da Lagoa e não tenho retorno prático de nenhuma das autoridades ambientais — Bernardo Rossi, secretário do Ambiente e Sustentabilidade, e Tainá de Paula, secretária municipal de Meio Ambiente e Clima. Precisamos agir antes que o animal morra, porque geralmente o que acontece é recolher o corpo. Não temos estrutura de gestão, nem autorização ou expertise pra isso”, diz Mário.
Com a naturalização da Lagoa, os animais voltaram a ocupar o ecossistema urbano e acabaram se tornando uma atração turística espontânea. Na última semana, Moscatelli recebeu a visita da deputada francesa Céline Hervieu e da coordenadora da escola Brahma Kumaris de Berlim, Carolin Fraude, que se impressionaram com a “manada” de capivaras. Segundo elas, em qualquer lugar do mundo essa interação entre natureza e cidade seria tratada como um ativo econômico e ambiental valioso.
“As capivaras se tornaram um símbolo, meio que um ‘panda chinês’ da Lagoa — turistas, frequentadores e principalmente crianças querem ver a capivara. Capivara é um bicho que está na moda. Só que, pra gente manter esses animais saudáveis, eles precisam ser bem cuidados. Eu sou ecólogo, o ‘médico’ que trata do geral, não do específico”, explica o biólogo, que já enviou solicitações à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ao presidente do INEA, sem resposta até agora.
Padaria Ipanema renasce com fila e alguns precinhos de COP30
Praias da Ilha do Governador vão ficar próprias para banho? Entenda
Palco do Réveillon do Copacabana Palace já tem programação definida
Adriana Ancelmo: nova fase, novo corpo: o passado ficou pra trás
A posse de Ana Maria Gonçalves: originalidade na ABL. Fotos!





