Bonecas com figurinos do estilista Ronaldo Fraga vão a leilão em dezembro
O projeto “Bonequeiras do Amanhã” surgiu nas favelas cariocas do Vidigal e Rocinha

Dezoito modelos das “Bonequeiras do Amanhã”, inspiradas em trabalhos do estilista mineiro Ronaldo Fraga, vão a leilão no dia 11 de dezembro, virtualmente.
Fraga é o estilista mais estudado nas escolas de moda da América Latina; em 2024, comemora 40 anos dedicados à moda. O movimento que surgiu nas favelas cariocas do Vidigal e Rocinha criou essas obras de arte manualmente, que capacita mulheres cis e trans vulneráveis, projeto apresentado pela primeira vez na Rio Innovation Week 2024, em agosto.
A ideia é da Associação Brasileira dos Profissionais de Moda (ABPModa), a partir de uma técnica da educadora Adriana Tomasio, para estimular a moda circular, inclusiva e o trabalho coletivo das mulheres dessas favelas. O resto de pano que ia pro lixo vira arte em oficinas, feitas sem costuras, apenas com amarrações e dobraduras. “Toda e qualquer cultura de qualquer lugar nasce do manual, das mãos de quem compõe, de quem cozinha, que toca instrumentos, que escreve e borda. Muito me emociona ver o resultado desse projeto, em que elas mesmas escolheram os figurinos desses meus 40 anos de carreira. Sim, existe o retorno econômico, mas tem outro mais forte, que são o social e o cultural”, diz Ronaldo Fraga.
Tem de praticamente todas as épocas de Fraga, como das coleções “Quem matou Zuzu Angel?” (2001/2002) e “Nara Leão” (2007/2008). Os lances são livres e já estão disponíveis no site.