Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Bonecas com figurinos do estilista Ronaldo Fraga vão a leilão em dezembro

O projeto “Bonequeiras do Amanhã” surgiu nas favelas cariocas do Vidigal e Rocinha

Por lu.lacerda
Atualizado em 26 nov 2024, 12h18 - Publicado em 26 nov 2024, 10h00
“Quem matou Zuzu Angel?” (2001/2002)
Um dos croquis de Ronaldo Fraga, da coleção “Quem matou Zuzu Angel?” (2001/2002), e o estilista  (Reprodução e Ana Colla/Divulgação)
Continua após publicidade

Dezoito modelos das “Bonequeiras do Amanhã”, inspiradas em trabalhos do estilista mineiro Ronaldo Fraga, vão a leilão no dia 11 de dezembro, virtualmente.

Fraga é o estilista mais estudado nas escolas de moda da América Latina; em 2024, comemora 40 anos dedicados à moda. O movimento que surgiu nas favelas cariocas do Vidigal e Rocinha criou essas obras de arte manualmente, que capacita mulheres cis e trans vulneráveis, projeto apresentado pela primeira vez na Rio Innovation Week 2024, em agosto.

A ideia é da Associação Brasileira dos Profissionais de Moda (ABPModa), a partir de uma técnica da educadora Adriana Tomasio, para estimular a moda circular, inclusiva e o trabalho coletivo das mulheres dessas favelas. O resto de pano que ia pro lixo vira arte em oficinas, feitas sem costuras, apenas com amarrações e dobraduras. “Toda e qualquer cultura de qualquer lugar nasce do manual, das mãos de quem compõe, de quem cozinha, que toca instrumentos, que escreve e borda. Muito me emociona ver o resultado desse projeto, em que elas mesmas escolheram os figurinos desses meus 40 anos de carreira. Sim, existe o retorno econômico, mas tem outro mais forte, que são o social e o cultural”, diz Ronaldo Fraga.

Tem de praticamente todas as épocas de Fraga, como das coleções “Quem matou Zuzu Angel?” (2001/2002) e “Nara Leão” (2007/2008).  Os lances são livres e já estão disponíveis no site.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.