Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Bailarina Claudia Mota se “aposenta” do Municipal e ruma para Londres

A última apresentação de Claudia será nesta quinta (30/10), no balé "Frida", criação do coreógrafo carioca Reginaldo Oliveira

Por Daniela
Atualizado em 28 out 2025, 14h29 - Publicado em 28 out 2025, 12h00
Depois da "aposentadoria", Claudia Mota vai para Londres
Depois da "aposentadoria", Claudia Mota vai para Londres  (./Divulgação)
Continua após publicidade

A bailarina carioca Claudia Mota já tem planos para a pós-aposentadoria do Theatro Municipal, depois de 30 anos. Em março, ela embarca para Londres, onde vai trabalhar como maître de balé na companhia New English Ballet Theatre — e aproveitar a temporada para aprimorar seus conhecimentos fora do país. “É uma pausa que eu quero fazer para poder aprimorar minhas visões artísticas. Trabalhar em Londres vai me abrir muitas portas e acredito que vou trazer mais conhecimento para a Companhia. Quem sabe, no futuro, eu esteja pronta para dirigir o grupo. Não é algo que eu almejo agora, mas gostaria muito — preciso me preparar para isso”, contou à coluna.

A última apresentação de Claudia será nesta quinta (30/10), no balé “Frida”, criação do coreógrafo carioca Reginaldo Oliveira. Já na sexta (31/10), o papel principal será interpretado por Márcia Jaqueline.

“Eu não escolhi Frida, acho que foi Frida que me escolheu e disse: ‘É agora!’. A personagem tem muito a ver comigo — pela personalidade, pela força. Ela me traz essa vontade de ser resiliente, mas chega uma hora em que a gente precisa respirar, dar uma pausa e voltar com mais energia, com uma experiência maior. A Companhia merece isso”, diz Claudia.

E 2026 também tem outro desafio, como coreógrafa da comissão de frente da Portela, ao lado de Edifranc Alves, com quem trabalha há 20 anos em escolas como Imperatriz Leopoldinense, Paraíso do Tuiuti, Mangueira e Império Serrano.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês