Atriz Fernanda Machado lança livro sobre maternidade
Com uma carreira de 25 anos no teatro, TV e cinema, hoje ela se dedica 100% em ser mãe









A atriz Fernanda Machado mora na Califórnia (EUA) há mais de 10 anos — é casada com o empresário americano Robert Riskin e tem dois filhos, Lucca, de 9 anos, e Leo, 4 —, mas sempre volta ao Rio e, nessa terça (06/05), lançou o livro “Tudo que não me contaram sobre a maternidade”, na Janela Livraria, no Shopping da Gávea.
Com uma carreira de 25 anos no teatro, TV e cinema, hoje ela se dedica 100% a ser mãe, além de consultora hormonal nos EUA e instrutora de ioga, dando aulas sobre o tema e ajudando muitas mulheres e mães.
A atriz teve endometriose (na severa, a mulher perde o útero e não pode ter filhos), ansiedade pós-parto, insônia e perda do útero na 3ª gestação. Também descobriu que vivia a perimenopausa e o TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, mais grave que a TPM), enquanto cuidava de filhos pequenos e se viu sobrecarregada e com sua saúde mental em risco. “Isso me fez perceber que todas nós, mães, temos uma função fadada ao insucesso nos dias de hoje, pois vivemos o conflito de existir em uma sociedade patriarcal, feita por homens e para homens”, explica.
Para o bate-papo sobre maternidade em termos modernos, sobrecarga materna, saúde mental e hormonal, convidou a atriz Beth Goulart, muito amigas desde que foram filha e mãe na novela “Paraíso Tropical” (2007).
Fernanda também trabalhou com Nicette Bruno (1933-2020), mãe de Beth, em “Alma Gêmea” (2005), em que eram sogra e nora. “Estou muito feliz e grata de ter ao meu lado nesse momento importante, a Beth, uma mulher, mãe e atriz extraordinária, que admiro profundamente. Você é pura luz!”, disse Machado.