ArtRio: com que roupa? Veja a moda que circula na feira
Em semana de arte, todo mundo se veste para ver e ser visto
Na Marina da Glória, a ArtRio começa antes de atravessar as entradas — só reparar em alguns visitantes, instalações ambulantes, outros preferem o clássico, a moda de rua, mas nunca saem de casa sem intenção, qualquer que seja a peça do guarda-roupas. Os corredores de arte recebem também os corredores de figurinos — ali vale desde o “pretinho básico” ao “pretinho conceitual”, afinal, a semiótica na roupa funciona como uma linguagem não verbal que expressa identidades e desejos, influenciando a percepção dos outros e a autopercepção.
Alguns parecem conversar com as obras: estampas gráficas e geométricas, vestidos assimétricos que fazem par com esculturas retorcidas e os acessórios que disputam espaço com instalações.
A gente sabe que a arte inspira a moda e vice-versa. Por exemplo, os movimentos expressionismo e cubismo e seus estilos podem influenciar a criação de peças de moda através da sua forma e composição; o surrealismo – nos anos 1930, Elsa Schiaparelli, por exemplo, colaborou com o Salvador Dalí criando peças como o Vestido-Lagosta (com uma pintura de Dalí) e chapéus em formato de sapato; já o art déco pelas linhas geométricas, que pode inspirar estampas e designs em roupas; e a arte pop, que usa cores ousadas e formas simples, diretamente inspirado na cultura popular, e que é facilmente aplicável à moda, como faz Jean-Charles de Castelbajac em várias de suas coleções incorporando o movimento artístico de Andy Warhol; e a arte de rua, aquela sem pretensão, misturando peças mais despojadas, vistas em muitas passarelas das semanas de moda mais importantes do mundo.
Em semana de arte, todo mundo se veste para ver e ser visto. E, aqui, pelo olhar de alguém que entende de ambos: Chris Laclau, que faz a curadoria do Jardim de Esculturas, na área externa desta edição da ArtRio.
Solidariedade e diversão: amigos repetem festa pelo INCA no Joá
Vale a viagem: as melhores casas de Búzios, Niterói e da Serra
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
VEJA RIO COMER & BEBER 2025: confira a lista de premiados