Artistas plásticos Kakati de Paiva e Marcio Atherino inauguram mostra
“A verdade do gesto” tem curadoria de Denise Araripe e está em cartaz no Centro Cultural Maria de Lourdes Mendes de Almeida, em Ipanema
















Os artistas plásticos Kakati de Paiva e Marcio Atherino inauguraram a mostra “A verdade do gesto”, com curadoria de Denise Araripe, nessa terça (06/05), no Centro Cultural Maria de Lourdes Mendes de Almeida, em Ipanema.
Segundo o curador Alexandre Murucci, autor do texto crítico da exposição, a ideia foi juntar dois artistas de intenções distintas (em comum, ambos nasceram em 1957, no Rio) e estabelecer um diálogo em contrastes. “Em Kakati, a composição é milimetricamente planejada, mesmo que o acaso tenha lugar na expansão pictórica de suas escolhas. As cores superpostas trazem volumetria fluída, dividida entre um abstracionismo geométrico, numa ponte que vai de Klee a Sued ou Ianelli, até composições atmosféricas rothklianas, um exercício colorista entre Ohtake e Jim Maria da Cruz, com a relevante autonomia de quem domina um vocabulário próprio”.
E segue: “Já Atherino tem, em seu gestual livre, expressionista, sua tradução de autoralidade, ora flertando com uma pintura mais brutalista que vai de Dubuffet a Thomas Houseago, ora mais flutuante, que lembra grafismos giacomettianos, também regidos sob sua assinatura”.
Kakati, carioca, formou-se em Arquitetura e entrou na EAV (Escola de Artes Visuais) para formalizar o trabalho visual. De lá até aqui, são 37 anos de arte.
Atherino também carioca, é formado em Economia. Chegou a dar aulas como professor universitário e trabalhou no mercado financeiro. Em 1997, entrou para a EAV.