Arquitetura com ritmo: chinês grava série sobre Niemeyer no Rio
Gravações na Marquês de Sapucaí aconteceram sob as vistas do fotógrafo carioca Kadu Niemeyer, neto de Niemeyer

O arquiteto chinês Ma Yansong, fundador da MAD Architects e com projetos reconhecidos mundialmente, chega ao Rio para filmar a 2ª temporada da série “Cidades Imaginadas”, criada por ele e produzida pela Tencent News, uma das plataformas de conteúdo mais influentes da China, com milhões de usuários. O episódio “Respirar com o Tempo” vai explorar as obras de Oscar Niemeyer, observando como os brasileiros vivem, se expressam e celebram nesses espaços, convivendo com o tempo por meio da arquitetura. Um dos participantes é o gari Renato Sorriso, no Sambódromo (projeto de Niemeyer), espaço onde ele ficou conhecido ao mostrar samba no pé no intervalo das escolas de samba.
A gravação na Marquês de Sapucaí aconteceu na quinta (21/08), sob as vistas do fotógrafo carioca Kadu Niemeyer, neto de Oskar, que também deve acompanhar as gravações em outros monumentos: o Palácio Gustavo Capanema, o Edifício Manchete e o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, assim como o Caminho Niemeyer.
As obras de Ma estão em diversas cidades do mundo, por exemplo, as Torres Absolute, em Toronto; o Museu de Narrativas Lucas, em Los Angeles; e a Ópera de Harbin, na China. A primeira temporada de “Cidades Imaginadas” passou por Nova York, Paris e Roterdã, onde o arquiteto chinês projetou o Museu FENIX. A série atingiu audiência média superior a 10 milhões de visualizações por episódio.
Imagina se os chineses ouvissem Oscar Niemeyer falar tudo que pensa, com toda a sua autenticidade.