Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Arquitetura com ritmo: chinês grava série sobre Niemeyer no Rio

Gravações na Marquês de Sapucaí aconteceram sob as vistas do fotógrafo carioca Kadu Niemeyer, neto de Niemeyer

Por lu.lacerda
Atualizado em 25 ago 2025, 10h39 - Publicado em 25 ago 2025, 10h00
Renato Sorriso com o arquiteto chinês Ma Yansong (à direita), fundador da MAD Architects, e com o produtor da série
Renato Sorriso com o arquiteto chinês Ma Yansong (à direita), fundador da MAD Architects, e com o produtor da série (Comlurb/Divulgação)
Continua após publicidade

O arquiteto chinês Ma Yansong, fundador da MAD Architects e com projetos reconhecidos mundialmente, chega ao Rio para filmar a 2ª temporada da série “Cidades Imaginadas”, criada por ele e produzida pela Tencent News, uma das plataformas de conteúdo mais influentes da China, com milhões de usuários. O episódio “Respirar com o Tempo” vai explorar as obras de Oscar Niemeyer, observando como os brasileiros vivem, se expressam e celebram nesses espaços, convivendo com o tempo por meio da arquitetura. Um dos participantes é o gari Renato Sorriso, no Sambódromo (projeto de Niemeyer), espaço onde ele ficou conhecido ao mostrar samba no pé no intervalo das escolas de samba.

A gravação na Marquês de Sapucaí aconteceu na quinta (21/08), sob as vistas do fotógrafo carioca Kadu Niemeyer, neto de Oskar, que também deve acompanhar as gravações em outros monumentos: o Palácio Gustavo Capanema, o Edifício Manchete e o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, assim como o Caminho Niemeyer.

As obras de Ma estão em diversas cidades do mundo, por exemplo, as Torres Absolute, em Toronto; o Museu de Narrativas Lucas, em Los Angeles; e a Ópera de Harbin, na China. A primeira temporada de “Cidades Imaginadas” passou por Nova York, Paris e Roterdã, onde o arquiteto chinês projetou o Museu FENIX. A série atingiu audiência média superior a 10 milhões de visualizações por episódio.
Imagina se os chineses ouvissem Oscar Niemeyer falar tudo que pensa, com toda a sua autenticidade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês