Ana Beatriz, sob direção de Gilberto Gawronski, texto de Clarice
A peça é baseada no conto homônimo de Clarice Lispector, com adaptação de Leonardo Netto e direção de Gilberto Gawronski





















A atriz Ana Beatriz Nogueira estreou “A Procura de Uma Dignidade”, em cartaz até 26 de outubro, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.
A peça é baseada no conto homônimo de Clarice Lispector, publicado em “Onde Estivestes de Noite” (1974), com adaptação de Leonardo Netto e direção de Gilberto Gawronski.
Ana interpreta a Sra. Xavier, uma mulher que pretendia assistir a um evento, mas “vai parar, por engano, nos corredores subterrâneos do Estádio do Maracanã”. Ao tentar sair, mergulha em uma viagem interna de questionamentos sobre identidade, existência, medos e desejos.
“Sou leitora de Clarice desde muito cedo. Tudo o que ela escreveu é muito rico. É uma escritora que brinca com as palavras, para ser sempre lida, relida, montada. Este conto fala de muitas coisas que me tocam profundamente. Fui descobrindo o quanto elas têm a ver comigo à medida em que fui ensaiando, passando o texto, fazendo todo o trabalho de preparação da peça”, disse Ana Beatriz.
Ela já amava o conto, mas foi durante a pandemia que a ideia ganhou força: “Dirigi a Sandra Pêra numa versão curta deste conto, no palco da minha casa, que se chama Teatro Sem Bolso. Eu já gostava imensamente, mas passei a entendê-lo bem melhor depois dessa experiência.”
A montagem é também a estreia de Gilberto Gawronski num texto de Clarice e sua primeira parceria teatral com Ana Beatriz. “É a primeira vez de uma construção cênica com Clarice e meu primeiro encontro teatral com Ana Beatriz, com quem já havia trabalhado no cinema e na TV. A personagem, criada nos anos 1970, é totalmente compatível com a mulher dos dias de hoje”,diz o diretor.