Almoço com intenção: Geração Earthshot na Gastromotiva
O Refettorio é um projeto social cofundado pelo chef David Hertz
Foram 85 jovens líderes da Geração Earthshot, programa criado pelo Príncipe William, para um almoço especial no Refettorio Gastromotiva, na Lapa, nesta terça (04/11). Vieram de mais de 70 países, todos reunidos no Brasil para um programa intensivo de liderança — e o restaurante-escola foi um dos cenários.
O Refettorio é um projeto social cofundado pelo chef David Hertz: durante o dia, serve almoços a preços acessíveis (R$ 45); à noite, oferece jantares gratuitos a pessoas vulneráveis – cada refeição vendida paga um jantar solidário. “A comida é uma força poderosa de conexão da humanidade. Quando servida com dignidade e propósito, ela se transforma em um ato de ativismo. Vocês aqui hoje representam a juventude mundial”, disse Hertz.
Entre os convidados, o líder indígena Joel Tavares Michiles, do povo Satere-Mawé (do Médio Rio Amazonas): “Durante a pandemia, a cozinha solidária da Gastromotiva no Parque das Tribos (em Manaus) alimentou minha mãe, minha família e mais de 37 etnias indígenas. Não acredito que vim aqui por acaso. Quando cheguei e vi o formato das quentinhas, vieram tantas lembranças… Fui voluntário na montagem e distribuição desses alimentos que tanto ajudaram minha comunidade.”
A visita ao Refettorio mostrou, na prática, como a gastronomia pode ser transformadora social e ambiental. Além de servir refeições, forma profissionais, incentiva a inclusão produtiva e recebe chefs convidados que assinam os menus, sob a dedicação de Hertz.
Como será a agenda do príncipe William em sua visita ao Rio
Receita: Quiche com o que tem na geladeira
Por que jantar para Príncipe William tem menu plant-based
Taís Araujo denuncia Manuela Dias no compliance da Globo
Thiago Picolo, da re.green, no pós-Earthshot Prize





