“AI Summit Rio 2026” confirmado: mais uma vitrine para a cidade
“Trazer esse evento para o Rio foi uma vitória nacional e vai ajudar o país e o Rio como sedes de um dos Centros de Excelência em IA"

Robert Janssen, presidente da Assespro-RJ (a maior associação de empresas de tecnologia e inovação do país), esteve em Brasília para buscar apoio do Governo Federal para o WITSA Global AI Summit Rio, previsto para 27 a 29 de abril de 2026, na Zona Portuária. E conseguiu: fez reuniões com integrantes do Ministério da Tecnologia e da ApexBrasil para fortalecer o posicionamento do Brasil no cenário global de inovação.
“Trazer esse evento para o Rio foi uma vitória nacional e vai ajudar o país e o Rio como sedes de um dos Centros de Excelência em Inteligência Artificial da rede mundial da WITSA (rede global de tecnologia)”, disse Janssen.
Hoje, apenas cinco cidades abrigam esses centros de excelência: Taipei (Taiwan), Kuching (Malásia), Manama (Bahrein), Washington DC (EUA) — e agora o Rio. “A cidade tem vocação histórica para ser vitrine do Brasil ao mundo, e acabou de receber um novo título simbólico e estratégico: ‘Rio – AI City’, como disse o prefeito Eduardo Paes. A decisão não é apenas um selo institucional, mas o reconhecimento de que o Rio está preparado para assumir a dianteira em um dos maiores debates globais da atualidade”, acrescentou Janssen.
Ele afirma ainda que, na edição de Taipei, em agosto, foram discutidos temas que já fazem parte da pauta carioca: tecnologia e pesquisa, economia e indústria, sociedade e ética, segurança e geopolítica. “É nesses temas que está a corrida global pela liderança em IA, que deixou de ser promessa distante para moldar o presente e definir o futuro.”