Abertura da mostra de Alberto Saraiva, Andrea Lins e Gabriela Ezcurra
Encontro de artistas cujo ponto de convergência é o oceano, não como paisagem romântica, mas como símbolo de força




















Foi inaugurada a mostra “Três Oceanos” na Galeria Radiante, em Ipanema, nessa quinta (08/05), com trabalhos de Alberto Saraiva, Andrea Lins e Gabriela Ezcurra — encontro de artistas cujo ponto de convergência é o oceano, não como paisagem romântica, mas como símbolo de força, poesia e desconhecimento, sob a curadoria de Christiane Laclau.
A galeria foi aberta em 2021, num ambiente de longo histórico com a arte, o prédio João Ernesto, projetado por Oscar Niemeyer nos anos 50.
Cada artista mostra parte de sua experiência pessoal com a água: Saraiva, nascido em Manaus, contrapõe os rios amazônicos ao mar do Rio em pinturas; Lins, inspirada pelas praias da infância e pela tradição surrealista, cria seres submarinos a partir de colagens e cerâmicas que remetem ao sonho e ciência; já Ezcurra, artista argentina que mora no Brasil, transforma sua vivência entre diferentes oceanos em esculturas cerâmicas, numa ambiguidade entre o real e o imaginado.
“Mais de 70% da Terra é coberta pelos oceanos, mas pouco sabemos sobre suas profundezas. É nesse território de mistério e contradição que a exposição propõe uma imersão sensível, convocando o público a experimentar outras formas de conhecimento — aquelas que escapam à razão e se abrem à arte”, diz Laclau.