Aberta a temporada de jubartes no Rio. Veja vídeo!
A temporada de avistamento de baleias-jubarte acontece entre junho e agosto, no entanto, algumas delas dão as caras em maio

Começou a temporada de jubartes no Rio, com a primeira aparição de uma delas, em Barra de Guaratiba, nesta segunda (19/05), às 16h40.
O registro é de Maria Vitória Cardoso de Souza, estudante de Ciências Biológicas e da Saúde na UERJ, que não conseguiu mais vê-la: seguiu em direção às praias do Recreio.
A temporada de avistamento de baleias-jubarte no Rio e regiões próximas acontece entre junho e agosto, no entanto, algumas delas dão as caras em maio. ”A gente devia criar um prêmio para essa abertura de temporada. Ano passado, o registro foi de Liliane Lodi (bióloga que monitora a espécie na costa fluminense, carioca nota 10 na ‘Veja Rio’ ano passado), e eu estava na embarcação”, diz a ambientalista e fotógrafa Bia Hetzel.
Coincidentemente, as duas anunciam uma nova edição de “Rosalina — a pesquisadora de homens” (Editora Elo), uma jubarte que passa a mensagem de um planeta sustentável, com texto original de Hetzel (lançado pela 1ª vez em 1994), novas ilustrações de Roched Seba (Instituto Vida Livre) e consultoria científica de Lodi, que atualizou as informações sobre a espécie no final do livro, disponível online. “Gerações cresceram lendo a história da baleia que mudou a história da pesquisa de jubartes no Brasil. Quem leu quando era criança, vai poder presentear seus filhos com uma mensagem de esperança!”, diz Bia.