A última vez de Sebastião Salgado no Rio
O fotógrafo recebeu uma homenagem com a mulher, Lélia Warnick, no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri)




A última vez que o fotógrafo Sebastião Salgado esteve no Rio foi em julho de 2022, para a abertura da exposição “Amazônia”, no Museu do Amanhã, e outros encontros, como uma homenagem que recebeu com a mulher, Lélia Warnick, no Centro Brasileiro de Relações Internacionais, com a entrega do “Prêmio Cebri”, para nomes que divulgam um Brasil no exterior, junto a outros homenageados. Salgado autografou exemplares do livro, “Amazônia”, para os demais premiados e para os conselheiros do Cebri.
Durante a cerimônia, o fotógrafo destacou as ações do Instituto Terra para reflorestamento no Brasil. E que o objetivo na próxima década era plantar entre 10-15 milhões de árvores para multiplicar a biodiversidade no Rio Doce. Entre seus amigos, estavam o embaixador Marcos Azambuja e José Pio Borges, presidente do Cebri. Depois, os prazeres da mesa: almoço do casal Julia Dias Leite, diretora do Cebri, e Alessandro Lombardi, CEO da Piemonte Holding, na Gávea.
Lélia e Sebastião viveram juntos mais de 50 anos tanto na vida quanto na paixão pela fotografia e pelo meio ambiente. A exposição, com curadoria de Lélia, já rodou a França (Museu da Música — Filarmônica de Paris), Itália (MAXXI Museu, em Roma), Inglaterra (Museu da Ciência, em Londres) e São Paulo (Sesc Pompeia).
Veja o vídeo do encontro no Cebri.