A trend bizarra: chupeta para gente grande — psi comenta
Tem quem use no trabalho, durante os estudos, e tem os que juram ser uma forma de “reconectar com a infância”. Freud explica? Ou não…

Todo dia, é uma trend nova nas redes, sempre surpreendendo, digamos, pela “relevância”, e muitas delas por puro caça-like. A novidade é a chupeta para adultos como antídoto contra estresse e ansiedade. Que tal?
Começou na China e, claro, já parou por aqui. Sites de venda estão lotados de anúncios direcionados para gente grande — muitos! — com preços que vão de R$ 5 a R$ 300. Só na China, algumas lojas online chegam a vender mais de 2 mil por mês. É gente “voltando às origens” com força.
Há quem use no trabalho, chupe durante os estudos, e os que juram ser uma forma de “reconectar com a infância”. Freud explica? Ou não…
A coluna ouviu o psiquiatra Arnaldo Chuster sobre a nova tendência: “Quando vi, custei a acreditar. Achei que era brincadeira. Tem gente levando a sério esse hábito destinado a bebês, e que, sabidamente, traz problemas de diversas ordens. A princípio, parece mais uma dessas situações em que a opção pelo associação entre consumo, exibicionismo, bizarrice se faz presente. Difícil não diferenciar esse tipo de narcisismo que assola o mundo, causando problemas cognitivos, e suas dificuldades para usar o bom-senso e a sociedade”.
E continua: “Podemos falar de um mecanismo de defesa, que é o comportamento regressivo, uma defesa contra dificuldades emocionais do presente. Mas, no caso, parece que essas pessoas estão fazendo de conta que são crianças pequenas. Com tantas coisas graves acontecendo no mundo…”
Enquanto isso, especialistas da Rede Ebserh (a maior rede de hospitais públicos do Brasil, ligada ao MEC) chegaram a lançar alerta sobre os riscos para a saúde bucal, por exemplo, retrações gengivais, mordida aberta. A fonoaudióloga Martha Lira, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), explica: “Qualquer hábito repetitivo na região da boca pode prejudicar a saúde e o equilíbrio muscular. A depender da frequência, intensidade e duração, o uso da chupeta pode levar à diminuição da força muscular e à adaptação da arcada dentária. Os dentes superiores tendem a se projetar para frente, o que chamamos de ‘overjet’, e os inferiores a recuar, comprometendo o alinhamento e a harmonia do sistema motor facial”.
Ou seja: adultos de chupeta podem até render likes e visualizações, mas ansiedade mesmo se trata de outras formas — sem risco de mordida aberta e sem cara de meme permanente.