A posse de Ana Maria Gonçalves: originalidade na ABL. Fotos!
Na plateia, amigos de todos os perfis; no cardápio, um menu africano de Dida Nascimento, que serviu 300 pratos em tempo recorde
A mineira Ana Maria Gonçalves, 55 anos, com posse nessa sexta (07/11) na Academia Brasileira de Letras, foi a 13ª mulher a entrar para a ABL, a primeira mulher negra e a mais jovem do atual quadro. Histórico e simbólico.
O pioneirismo também estava no figurino: o fardão de Ana foi criado coletivamente pelas costureiras da Portela — o romance da escritora, “Um Defeito de Cor”, inspirou o enredo da escola em 2024. O modelo foi baseado no de Ana Maria Machado (eleita em 2003), um “fardão” de saias, já que muitas preferem calça.
O Petit Trianon estava lotado — e com torcida organizada. Foram 40 parentes, entre pais, irmãos, sobrinhos, tios… um clã. “Ancestralidade” foi a palavra da noite. Muitos convidados foram de branco, a pedido da própria Ana: o branco, neste dia, é uma homenagem a Oxalá. Na Bahia, onde a grandeza dos orixás é — como dizer — muito mais reconhecida, é comum um grande número de pessoas vestirem branco. Mas esse costume foi levado à ABL por Flora Gil, desde a posse do marido, Gilberto Gil, em 2022.
O discurso de recepção foi da historiadora Lilia Schwarcz, que foi fundo na trajetória da escritora. Lilia falou do passado, da máquina de costura da mãe, Hélia Iza, e do pai, Ivan, um “canceriano apaixonado”, que trata todo mundo com “eu te amo” e “vem cá”.
Na plateia, amigos de todos os perfis; no cardápio, um menu africano de Dida Nascimento, que serviu 300 pratos em tempo recorde.
Terminada a parte formal, o pós-posse foi no bar Savana, na rua Camerino. Poucos acadêmicos se arriscaram, mas Lilia Schwarcz, Eduardo Giannetti e Geraldo Carneiro deram as caras. De fardão. Que tal?
Prometeu e cumpriu: ninguém passou vontade. Nem tédio.
Padaria Ipanema renasce com fila e alguns precinhos de COP30
Praias da Ilha do Governador vão ficar próprias para banho? Entenda
Palco do Réveillon do Copacabana Palace já tem programação definida
Adriana Ancelmo: nova fase, novo corpo: o passado ficou pra trás
Vem aí o feriadão da Consciência Negra: dia 21 será ponto facultativo





