Rio esconde um pedaço da Escócia no coração da Barra da Tijuca
Pop up inédita no Brasil traz uma experiência única para o conhecimento e apreciação de uísques
Imagina poder viver uma experiência única, saboreando os mais delicados e premiados uísques do mundo, revivendo lembranças de filmes de época, em edificações medievais abençoadas por deuses e podendo percorrer corredores úmidos, abarrotados de barris com centenas de milhares de litros de uísque, aguardando anos de maturação. Pois bem, este é o roteiro de pequenos poucos mortais que se aventuram todos os anos em caravanas para as mais de cem destilarias de álcool espalhadas pela Escócia, berço da civilização celta, vikings e, claro, do seu mais famoso produto: UÍSQUE.
Eu já tive este privilégio e realmente foi uma das mais ricas viagens que fiz até hoje. Momento inesquecível e enriquecedor, em todos os sentidos, uma vez que já se faz uísque por lá antes mesmo do descobrimento do Brasil. Mas se eu te contar que você pode ter um pouquinho desta experiência em solo carioca? Pois bem, pela primeira vez no Brasil, temos um cantinho da Escócia, ou melhor, de seu maior produto, traduzido como “água da vida” em uma loja moderníssima, delicada, aconchegante e cheia de surpresas extraordinárias dentro do shopping Village Mall, no coração da Barra da Tijuca. Realmente é relembrar momentos vividos na terra do povo ruivo. Interessante ressaltar que a ideia do projeto tem dia e hora para acabar, ou seja, 31 de dezembro as portas serão fechadas, assim como se faz ao término de cada nova estação de uísque. Porém, eu tive informações privilegiadas (regadas a boas doses de uísque com os responsáveis) que, bem provavelmente, o projeto POP UP será estendido para até o final da temporada do verão de 2024. Nós, charuteiros e apreciadores, aplaudimos.
A ideia do projeto, inédito no Brasil, tem DNA carioca. Foi das mãos dos empresários Edson Bregolato, VP de operações da GRF distribuidora de bebidas, e do CEO da mesma companhia, Rafael Repetto, que a Johnnie Walker Experience saiu do papel. A loja ocupa um espaço precioso do primeiro andar do Village e em menos de um mês já um sucesso de público e de vendas. Infelizmente, os idealizadores não conseguiram trazer a atmosfera dos barris para a loja. Porém, quando o assunto é luxo, e claramente este é o universo do espaço, o ambiente está digno de glamour que os descendentes de Willian Wallace merecem. Entre prateleiras muito bem iluminadas e cheias de luxuosos copos e bandejas, (tudo à venda), pode-se visualizar toda a linha de Blended Scotch Whisky da família mais famosa da Escócia. Rótulos tradicionais como Red Label (o mais vendido do mundo na categoria) até o Blue Label estão à disposição para consumo do dia a dia ou para presentes. Afinal, nada mais certeiro do que presentear amigos com aquavit escocês. Outros produtos, como Single Malt e Runs, também estão expostos.
Realeza
Pra se ter uma ideia do sucesso deste reduto de uísque, já foram vendidas quatro garrafas King George V, criado para comemorar a concessão do primeiro Royal Warrant à John Walker & Sons em 1934 pelo monarca. Os mestres destiladores selecionaram uísques manualmente de destilarias que existiram durante seu reinado, resultando em um extraordinário blend das reservas mais raras. Já tem lista de clientes aflitos à espera da reposição do estoque. Mas, além de encantar aos olhos de quem passa pela vitrine, ou se aventura em entrar na loja e se impressionar com a hospitalidade do time de atendentes, esta Store Experience apresenta uma experiência olfativa e gustativa num ambiente luxuoso, aconchegante e cheio de história pra contar e paradigmas para quebrar. Um painel iluminado conta a história da Escócia e suas muitas destilarias, seus estilos de uísques, blended, single malt, água, cevada, montanhas, florestas e por ai vai. Tudo isso regado a uma degustação guiada, onde o consumidor pode conhecer e entender um pouco sobre esta bebida real.
A mixologista Laís Vianna é a responsável por guiar os clientes por dois tipos específicos de degustação. São dois rituais muito bem montados, onde o maior objetivo é mostrar as diferenças entre cada produto, para que cada apreciador tenha um entendimento melhor sobre o aquavit de sua experiência. Participei da abertura da temporada de degustações e afirmo: quem nunca degustou uísque não pode perder a oportunidade. As degustações podem ser diárias, a partir de duas pessoas, e têm valores muito acessíveis. Grupos de amigos, empresas e profissionais também podem agendar horário. Tudo feito rapidamente pelo telefone. (ficha técnica abaixo).
Defumados e apaixonantes
Quando da estreia da degustação, eu validei meu paladar mais para uísques defumados, encorpados e que trazem sabores de café, baunilha e aquele sabor único amadeirado. Estas notas me foram muito bem sacramentadas quando cheguei ao Johnnie Walker Double Black. Eu, grande apreciador de charuto, me trouxe a imaginação da combinação entre as duas paixões. Pena que, acertadamente, não se pode degustar ambos no espaço.
Durante minhas duas décadas de estudo, conhecimento e ensino, sempre defendi que pessoas que dizem não gostar de uísque devem ter, na sua grande maioria, passado por experiências desagradáveis. Costumo atestar que não existem bebidas ruins, as divergências estão no serviço errado, em ocasiões fora de contexto ou também para paladares ainda muito jovens. Te convido a viver esta experiência escocesa. Permita-se conhecer, apreciar e entender um pouco deste extraordinário mundo dos destilados e do elixir envelhecido chamado uísque. Tenho uma leve impressão de que você não ira se decepcionar. Se ainda não te convenci, uma dica: conhecer sobre bebidas é enriquecer o conhecimento e ser ainda mais interessante, afinal, bebidas sempre são os primeiros assuntos numa roda social, não é mesmo?
Cheers
Ficha técnica: telefone 21 997704 6285
Degustações guiadas diariamente entre 15h e 21h