Um quê de Soho com Paris: confira dicas de Buenos Aires
Uma lista dos programas mais bacanas para passar um feriado na capital da Argentina
A três horas de avião do Rio de Janeiro, Buenos Aires é a cidade mais européia da América Latina. Tem um quê de Soho com Paris, mas com um moeda menos valorizada que o Real, o Dólar e o Euro. Um roteiro gostoso até mesmo para um dos feriados desse segundo semestre, já que a maior parte deles cai numa quinta-feira. E para aproveitar ao máximo a capital argentina, listo aqui nossos passeios, bairros e hotéis preferidos por lá.
Onde ficar em Buenos Aires
Elejo dois bairros na capital argentina: Recoleta e Palermo Soho. O primeiro é mais clássico e luxuoso, e tem uma arquitetura que lembra as ruas parisienses. O segundo é mais jovem e moderninho, e está para Buenos Aires como o Soho está para NY.
Hotéis em Palermo Soho:
- Nuss Buenos Aires Soho: O hotel fica em frente a Plaza Serrano, nas melhor área de Palermo Soho. Os quartos têm varandas com vista para a cidade.
- 5411 Soho Hotel: Meu preferido no Soho. O 5411 Soho Hotel é localizado no coração de Palermo Soho, também dos arredores da Plaza Serrano. É um hotel sofisticado, com decoração minimalista e moderna. Ademais, tem uma piscina, e alguns quartos têm varandas ou jardins privativos. Além do café da manhã, oferece chá da tarde.
Hotéis em Recoleta:
- Palacio Duhau – Park Hyatt Buenos Aires: Um dos hoteis mais deslumbrantes de Buenos Aires. Inspirado no estilo francês Belle Epoque, a experiência de acomodação no hotel é viajar no tempo — mas não deixe as aparências enganarem, os quartos são super modernos. Todos têm vistas de belos jardins, e alguns disponibilizam banheiras de hidromassagem e lareiras. Da mesma forma, na sede do hotel há dois restaurantes, um bar, spa e academia. Em seguida, a localização é ótima: 3 km de distância do famoso Puerto Madero e do Museu Malba.
- Alvear Palace Hotel: Igualmente inspirado no estilo francês, o Alvear Palace Hotel tem áreas abertas e quartos deslumbrantes, em um estilo sofisticado e contemporâneo. Conforme a promessa de conforto, tem até mordomo. Também disponibiliza um spa, academia e uma piscina. Não só isso, tem ainda uma localização premiada, a apenas 19 minutos de distância do Teatro Colón.
Dicas de Buenos Aires: Cemitério Recoleta
Pode parecer estranho visitar um cemitério, mas o cemitério da Recoleta está mais para uma galeria de arte do que um espaço fúnebre. Os mausoléus são ornamentados com as mais impressionantes estátuas, quase todas das famílias ricas e influentes de Buenos Aires. É lá que fica o túmulo de Eva Perón.
El Caminito
“O Caminito” é uma rua no bairro de La Boca, em Buenos Aires, Argentina. Foi toda colorida por um grupo de artistas nos anos 50, que transformaram o bairro de La Boca e um espaço cultural ao ar livre. Além dos conhecidos edifícios pintados, há esculturas e outras manifestações artísticas que podem ser vistas pela rua. Tango é uma delas,
Há tour gratuitos para conhecer o bairro de La Boca. Vale à pena.
Bater perna em San Telmo
San Telmo, em Buenos Aires, equivale à Santa Teresa no Rio ou Montmartre em Paris. Um dos lugares mais legais para conhecer em Buenos Aires. É um bairro em estilo colonial, com ruas de pedra que aos domingo recebem a Feira de San Telmo. São mais mais de 270 barracas em 13 quarteirões, e muitos artistas de rua.
Também há free tour em San Telmo para quem quiser conhecer mais a história do bairro.
Teatro Colón: melhores atrações em Buenos AiresO Teatro Colón é uma das casas de apresentações mais antigas da América Latina. Sua inauguração foi em 1857, passando por restaurações em 1905. Fiquem ligados no site do Colón para óperas e balelas. Se bater com as datas da sua viagem, assista! Caso contrário, faça a visita que já vale à pena.
Show de Tango em Buenos Aires
Ir a Buenos Aires e não ver um tango é como ir a Roma e não ver o Papa. San Telmo guarda algumas das melhores casas de tango em Buenos. Embora seja uma atividade bastante turística, é belíssimo, e é um mergulho na cultura portenha.
Dicas de Buenos Aires: o Malba
O MALBA fica em Palermo e é um museu de arte moderna . Abriga coleções históricas e contemporâneas de arte de artistas latino-americanos, incluindo Frida Kahlo. Confira obras políticas e sociais, bem como as seções de surrealismo, pop art e exposições itinerantes.
Bater perna Palermo Soho
Palermo Soho é um bairro moderno, que me lembra o Soho. Tem ateliês de design, lojas locais, e vida boêmia. Coloque no roteiro por lá as calles Thames, Honduras, Malabia, Costa Rica, Armenia e a Plaza Serrano.
El Ateneo Grand Splendid
A livraria El Ateneo Grand Splendid ocupa o lugar de um antigo teatro, e é um dos lugares obrigatórios para se conhecer em Buenos Aires. Hoje, as prateleiras de livro se misturam com os afrescos e varandas do antigo teatro.
Há ainda um café na livraria montado em cima do palco. É a hora de ter seu lugar sob os holofotes!
Explorar a Recoleta
É o bairro que dá o título de “Paris da América Latina” a Buenos Aires. Isso porque a influência parisiense está marcada nas construções e fachadas do bairro. Sem falar nas boutiques e hotéis luxuosos da Recoleta. Não deixe de ir ao café La Biela, o mais antigo da cidade, e às lojas locais.