Dicas de Búzios: trilhas e praias diferentes
Nem Orla Bardot, nem Rua das Pedras e Geribá. Leia nesse post um roteiro de natureza fora do tradicional
Nem Orla Bardot, nem Rua das Pedras ou Geribá. Fora do tradicional roteiro de praias e compras, há muitoo que fazer em Búzios. Um mangue que cresceu entre as pedras, praias mais vazias onde só se chega de trilha, fim de tarde no alto da serra e, até mesmo, remadas para achar tartarugas. Os passeios mostram um lado diferente de Búzios, e fizemos todos com a Cactus Experiências, uma agência focada em outdoor que tem entre como sócias Marina Lobo e Paula Rascão, trilheira de carteirinha e criadora do app eTrilhas. (em tempo: para mais dicas em tempo real, siga no instagram juju na trip)
Dicas de passeios em Búzios: trilha do Pai Vitório
Uma das trilhas mais lindas de Búzios é a que leva ao Pai Vitório, uma formação rochosa cercada por mar cristalino e onde fica uma praia quase desconhecida pelos turistas. O passeio começa por uma área de mangue negro que cresceu entre as pedras, e segue margeando o mar.
A trilha tem um visual impagável, e leva cerca de 40 minutos. É plana, mas debaixo de sol e passando por um terreno acidentado. Para quem não se sentir preparado, a Cactus monta um roteiro alternativo com trechos feitos em veículo até à praia, parando pelo caminho no mangue e no mirante do Pai Vitório.
O passeio pode incluir também stand up paddle na praia do Pai Vitório.
O que fazer em Búzios: andar de caiaque com tartarugas
Imagine pegar um caiaque e sair ao encontro de tartarugas em Búzios. Esse foi mais um passeio que fizemos com a Cactus Experiências, dessa vez na Ferradurinha. A baía é tranquila, e por isso é bem fácil remar e achar as bichanas.
Confere nossa experiência:
Por-do-sol nas Emerências
As Emerências fazem parte da serra da Búzios, e é um lugar pouco conhecido pelos viajantes. A trilha até o topo é fácil – são 30 minutos, quase sem inclinação -, e a vista é exuberante. Do alto, avista-se o mar, a imensidão verde da APA Pau Brasil e até as dunas do Peró, com o sol caindo no horizonte.
Ótima pedida para quem gosta de ver o sol poente, e com um plus: um sofá de ar montado pela Cactus pra gente curtir o momento numa boa.
Restaurantes ao ar livre em Búzios
Recomendo dois restaurantes. O Beli Beli Gastrobar, no Porto da Barra, tem mesas espalhadas pelo calçadão e de frente para uma baía calma, cheia de barcos pesqueiros e onde o sol cai laranja no horizonte.
Nos drinques, o Beli faz o Moscow Mule como ninguém. Dos pratos, pedimos o camarão salteado com risotinho de coco e sunomono, e o salmão com mel trufado, gohan e cogumelos salteados. Um acerto.
Depois, passamos para as sobremesas. Recomendo muitíssimo a sopa de chocolate branco com sorvete e calda de maracujá e o crepe de doce-de-leite.
O outro restaurante ao ar livre é o Rocka Búzios. Fica na praia Brava, na parte leste da cidade. A área aberta tem puff, mesas com ombrelones e grandes poltronas. E se a vista é incrível, o menu também.
Peça as batatas bravas com Espuma de Aïoli e Molho Picante, o hummus de beterraba com mini vegetais em conserva e pão pita, e o peixe do dia com couscous de couve flor, purê de couve flor e cogumelos.
Onde ficar em Búzios:
Nossos passeios foram feitos pela Cactus, que também tem uma pousada super charmosa nas proximidades da Praia das Tartarugas, a Casa Cactus. Todo o entorno é de muita natureza, o que oferece aconchego e sossego à hospedagem.
A pousada também está tomando todos os cuidados e seguindo os protocolos da pandemia. E serve um café da manhã (à la carte) especial à la carte.