Imagem Blog

Histórias do futebol carioca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Estádios vazios e estádios cheios na história do Campeonato Carioca

Se tem uma coisa chamando atenção no atual Carioca é a falta de público. Crescente desimportância dos estaduais para o torcedor brasileiro em geral e uma combinação de saudades do Maracanã com rejeição ao Engenhão para o torcedor carioca especificamente somados a fatores históricos como desconforto e violência nos estádios, alto preço dos ingressos, concorrência […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h13 - Publicado em 20 mar 2013, 04h48

Se tem uma coisa chamando atenção no atual Carioca é a falta de público. Crescente desimportância dos estaduais para o torcedor brasileiro em geral e uma combinação de saudades do Maracanã com rejeição ao Engenhão para o torcedor carioca especificamente somados a fatores históricos como desconforto e violência nos estádios, alto preço dos ingressos, concorrência da televisão e horários ingratos estão deixando os estádios cariocas praticamente vazios.

Historicamente a presença de público no Brasil é muito variável. Depende, não só da avaliação em cada época dos fatores acima (time, estádio, horário, TV) como também, após tomada a decisão de ir ao estádio de um processo em que o torcedor para escolhe os jogos que vai e os que não vai, em função, além dos critérios já citados, outros como competição, adversário, quantidade de jogos no mês, entre outros.

Na expectativa de que os clubes se dediquem a favorecer a presença dos torcedores nos estádios e de que os torcedores de fato compareçam o Blog lembra dois momentos contrastantes em termos de presença de público na história do estadual mais charmoso do Brasil.

Carioca 1988.

Continua após a publicidade

Foi o primeiro Carioca com transmissão regular pela TV, com a inclusão de novo horário, o de 18h30 aos sábados. O Brasil vivia um momento de pessimismo sócio-econômico, hiperinflação, aumento da violência urbana. O futebol passava por um momento de desânimo com aumento do êxodo de jogadores para a Europa e o lamento pela proximidade da aposentadoria da geração de craques do começo da década. Tudo isso mais os novos horários e a novidade de ter os jogos ao vivo na TV deixaram o torcedor em casa. Para completar o torcedor carioca não gostou do excesso de jogos representado pelo terceiro turno (que já havia ocorrido em 1987, mas sem ter sido alvo de rejeição). O auge do pouco público se deu na 1ª rodada do terceiro turno, quando 9.753 torcedores pagaram para ver Fla 0×0 Flu e 11.811 para ver Vasco 1×0 Americano. O Campeonato foi decidido por três jogos entre Flamengo e Vasco e a soma do público dos três jogos não era suficiente para encher o Maracanã: Vasco 3×1 Flamengo, decisão do 3º turno, com 20.690 torcedores; Vasco 2×1 Flamengo, 1º jogo da decisão, com 24.790 torcedores e Vasco 1×0 Flamengo, 2º jogo da decisão, com 31.816 torcedores.

Carioca 1999.

Diversos fatos ocorridos em meados dos anos 90 desanimaram os torcedores de uma forma geral: viradas de mesa no Brasileiro, mudanças de tabela, desorganização do calendário, W.O. nos Cariocas de 1997 e 1998. Em 1999 o jornal Extra, para promover seu lançamento, tornou-se patrocinador e apoiador do Campeonato Carioca, em parceria com Federação, clubes e SUDERJ. Os ingressos eram vendidos a preços populares em bancas de jornal. O Vasco era campeão sulamericano e o Flamengo tinha Romário. Fluminense e Botafogo não viviam momentos muito animadores, mas seus torcedores também encheram os estádios, num efeito dominó em que o preço baixo atraía torcida, o estádio cheio valorizava os jogos, que passaram a ser ainda mais procurados e os jogos ainda mais valorizados, num ciclo virtuoso que encheu estádios em situações diversas, como as seguintes: Flamengo 5×3 Fluminense, amistoso de abertura da temporada, com 93.415 torcedores; Vasco 3×0 Fluminense, 1º clássico do campeonato, com 126.619 torcedores; Flamengo 3×0 Itaperuna, 1º jogo do Flamengo no Maracanã no campeonato, com 40.264 torcedores. A média de público do Carioca de 1999 foi de impressionantes 26.885 torcedores por jogo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.