Gilberto Ururahy Por Gilberto Ururahy, médico Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Prevenir ainda é o melhor remédio

Conheça os sete passos para um estilo de vida saudável

Por Gilberto Ururahy
Atualizado em 11 jul 2018, 08h00 - Publicado em 11 jul 2018, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Brasil tem acompanhado, estarrecido, as notícias de que sarampo, pólio, difteria e rubéola estão voltando a ameaçar a população, depois de anos de erradicação. São doenças que estavam controladas graças à vacinação em massa, mas que acharam uma brecha na sociedade para reaparecerem. Em pleno século XXI, questionar a utilidade de vacinas beira a ignorância. Elas são fundamentais na manutenção da saúde pública. Vacinar é um ato de cidadania, já que o antídoto só cumpre sua missão se a maioria da população está imunizada. É o coletivo que traz sua eficácia. Vacinar é prevenir. E quando se trata de saúde prevenir ainda é o melhor remédio.

    Publicidade

    “Quanto mais nós investirmos em promoção e prevenção de saúde, menos gastaremos com o atendimento das pessoas. Então faremos o círculo virtuoso da saúde”, disse recentemente o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele está certo ao analisar a lógica perversa da saúde brasileira. Investir na prevenção é mais barato e eficiente que gastar na cura.

    Publicidade

    Quem leva uma vida  saudável, naturalmente está se prevenindo de muitas doenças. Segundo a Universidade de Stanford, 73% das mortes nos grandes centros urbanos têm ligação com maus hábitos.

    Confira os sete passos para um estilo de vida saudável:

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    1) Alimentação saudável: Comer bem é uma regra de ouro. Um diário alimentar pode ajudar muito. Há vários aplicativos que podem auxiliar na missão de descobrir onde você está exagerando.

    2) Objetivos claros: Crie um projeto de vida traçando dois objetivos, um a médio e outro a longo prazos. E comemore cada etapa!

    Publicidade

    3) Durma bem: As oito horas de sono recomendadas pelos especialistas são fruto de muitos estudos científicos. O sono adequado é responsável por repor as energias e representa um dos segredos da longevidade.

    Continua após a publicidade

    4) Exercício físico: Devem ser prioridade na rotina. Segure firme no começo: os resultados aparecerão e você verá a diferença.

    Publicidade

    5) Família saudável: Compartilhe seu estilo de vida com familiares. Pais são exemplo para os filhos em suas atitudes e hábitos.

    6) Check up anual: Não deixe de fazer seu check up anual ou semestral, conforme a recomendação do seu médico, para saber se seu novo estilo de vida está surtindo efeito.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    7) Flexibilidade: Mantenha a dieta, mas com equilíbrio. Escolha uma das refeições por semana para comer aquilo que você mais gosta! Isso vai dar estímulo para seguir em frente.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.