Imagem Blog

Gilberto Ururahy Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Gilberto Ururahy, médico
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

O aumento nos casos de câncer e a importância do check-up

Doenças graves como o câncer podem ser evitadas com comportamentos saudáveis e check-up anual

Por Gilberto Ururahy
Atualizado em 8 abr 2022, 11h39 - Publicado em 8 abr 2022, 08h41

Pesquisa recém-divulgada do Peso Global do Câncer, com dados de 204 países, incluindo o Brasil, apontou que os casos da doença cresceram 26% de 2010 a 2019, ano em que foram registrados 23,6 milhões de novos diagnósticos em todo o mundo. Na mesma década, as mortes em decorrência do câncer tiveram aumento de 20,9%, passando de 8,29 milhões em 2010 para 10 milhões em 2019.

Os cinco principais tipos de câncer com maior índice de ocorrência (excluindo o câncer de pele do tipo não melanoma) foram: pulmão, brônquios e traqueia (18,3%); colorretal (9,7%), estômago (8,9%), mama (8,2%) e fígado (5%).

Ainda de acordo com a pesquisa, o aumento da incidência da doença ocorreu em diferentes áreas geográficas do mundo, independente da classe social ou grau de escolaridade – embora em menor número entre as os países ricos. Há uma razão facilmente identificável para isso: são os as nações que mais se preocupam com check-ups e diagnósticos precoces. Doenças graves, como câncer de intestino e de mama, próstata e bexiga podem ser evitadas com comportamentos saudáveis e check-up anual, dependendo de cada paciente. O diagnóstico precoce de um câncer tem 90% de chance de curá-lo.

Durante a pandemia um grande percentual de pessoas mandou seus hábitos de vida: sedentarismo (60%), níveis elevados de estresse (78%), peso acima do ideal (60%), uso de bebidas alcoólicas regularmente (50%), esteatose hepática (35%), insônia (35%), obesidade (20%). Estaremos em breve diante da pandemia da doença crônica, incluindo o câncer.

Em uma consulta de check-up é possível realizar uma ampla gama de exames: ultrassom, ecocardiograma, análise de composição corporal, autorefrator, mamografia, teste de esforço, dentre outros, atendendo as recomendações de diversas especialidades, como proctologia, ginecologia, cardiologia, oftalmologia, para citar apenas algumas.

Continua após a publicidade

Depois de longos meses da fase crítica da pandemia, é hora de promover a saúde por meio de hábitos cotidianos: alimentar-se bem, praticar exercícios, evitar o tabagismo, ter noites de sono reparadoras, fazer exames periódicos e consumir bebidas alcóolicas com moderação, claro.

A saúde é o combustível da vida e lidar com ela sem surpresas, se antecipando a eventuais problemas, é a melhor estratégia para a longevidade com autonomia.

Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.