Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Gilberto Ururahy

Por Gilberto Ururahy, médico Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista em medicina preventiva

Longevidade com talento: hábitos que fazem a diferença

Especialista destacou que o estilo de vida saudável é mais relevante do que a longevidade apenas em termos numéricos de idade

Por Gilberto Ururahy
Atualizado em 18 nov 2025, 09h51 - Publicado em 17 nov 2025, 16h32
Casal de terceira idade faz exercícios se alongando.
Especialista ressaltou a importância da prática de exercícios físicos. (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Na semana passada, realizamos na Med-Rio Check-up mais uma edição do “Encontro com a Prevenção 2025”. O tema em debate foi “Longevidade com talento”. Nossa convidada foi a Dra Silvia Lagrotta, geriatra, gerontóloga, especializada em Medicina do estilo de vida e membro do Comitê Médico da International Longevity Alliance.

Silvia abriu sua fala lembrando que até bem pouco tempo, acreditava-se que os genes familiares eram um destino. Hoje, sabe-se que não é bem assim. Muitas doenças são evitáveis pelo estilo de vida. “É como se os genes fossem o interruptor e o dedo o estilo de vida”, comparou ela. A maior confirmação disto é que dos dez cânceres mais prevalentes no Brasil, sete são do aparelho digestivo, sendo o primeiro do intestino, ou seja, cânceres reconhecidamente evitáveis. “É importante construir um terreno biológico, uma reserva de saúde, só assim é possível fazer uma medicina preventiva consciente”, pontuou Lagrotta. A medicina hoje tem que ser preditiva, participativa, preditiva e personalizada. “Isso significa entender nosso relacionamento com os ambientes interno e externo”, relembrou ela.

A respeito da Inteligência Artificial, a especialista destacou que o novo recurso vê o indivíduo de maneira 2D, contrariando a natureza multidimensional do ser humano. Já um bom check-up personalizado, seguido de uma boa jornada preventiva a médio/longo prazo, é capaz de reverter em até oito anos a idade biológica do indivíduo. “Isso evidencia que a construção de uma jornada de qualidade de vida é mais relevante do que a longevidade apenas em termos numéricos de idade”, afirmou. Lagrotta destacou que estudos comprovam que indivíduos da mesma idade podem ter idade biológica que variam em até três vezes entre si.

Segundo Lagrotta, a capacidade funcional (como sentar e levantar, caminhar etc) é o maior preditor de longevidade de forma indireta. “Quanto mais idade se tem, mais é necessário treinar a massa muscular e a capacidade funcional”. A especialista citou recente artigo da revista Nature que mostra que um minuto de atividade vigorosa corresponde a 53 minutos de caminhada leve. “O exercício não pode ser o bônus do dia”, pontuou.

“O talento do século 21 não é apenas criar e inovar, é saber se regenerar constantemente, para criar e inovar ao longo das décadas”, disse. Lagrotta destacou que a saúde se constrói no todo dia e quer, muitas vezes, os pacientes querem delegar essa função aos médicos, atribuindo a eles a responsabilidade sobre o outro. “Na verdade, nosso papel é trabalhar junto a eles as capacidades relacionais, para que possam desenvolver as relações nas suas jornadas. Em ultima instância: o paciente tem que se conhecer”, concluiu ela, lembrando do poder dos micro-hábitos. “Repetindo um comportamento por 21 dias é possível moldar o cérebro, o problema é que ninguém mais quer esperar por três semanas”, disse.

Continua após a publicidade

A fórmula da vida saudável com longevidade não é segredo: prática de exercícios físicos, alimentação saudável (rica em frutas, vegetais e fibras), gerenciamento estresse e do bem-estar, sono reparador e distância do uso de substâncias, como tabaco ou álcool, e a realização de check-ups preventivos e regulares.

Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, inaugurou a Med-Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico e medicina preventiva. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, é membro honorário da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e coautor de livros: Como tornar-se um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (Rocco), Emoções e saúde (Rocco) e Saúde é prevenção (Rocco, com o médico Galileu Assis). Ururahy é diretor da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Rio) e Chairman do Comitê de Saúde e diretor da Câmara de Comércio França-Brasil e Coordenador do Comitê de Saúde.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês