Imagem Blog

Gilberto Ururahy

Por Gilberto Ururahy, médico
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Longevidade com autonomia é uma escolha pessoal

Livro é um roteiro para adoção de bons hábitos de forma fácil e definitiva

Por Gilberto Ururahy
Atualizado em 14 jun 2022, 10h00 - Publicado em 14 jun 2022, 09h45

As duas primeiras décadas do século 21 comprovam a premissa de que melhor que tratar é prevenir e ressaltam a importância da medicina aplicada ao estilo de vida. Hoje é evidente que conquistar longevidade com autonomia e bem-estar depende de atitudes do próprio indivíduo. Ações simples e realizáveis, como fazer alimentação equilibrada, praticar atividade física diariamente, manter o peso adequado, não fumar, evitar o excesso de álcool, ter um sono reparador e aprender a lidar com o estresse; medidas associadas ao check-up médico de rotina, são determinantes para reforçar o nosso organismo contra males crônicos, principalmente cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer e transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Com o propósito de conscientizar que manter a boa saúde é uma decisão pessoal escrevi, durante a pandemia da Covid-19, o meu quarto livro: Saúde é Prevenção (editora Rocco), em coautoria com o dr. Galileu Assis.

Esse tema ganhou dimensão na pandemia da Covid-19. A doença evidenciou que as pessoas com um estilo de vida saudável, sem comorbidades, estão mais protegidas contra a infecção pelo vírus SARS-CoV-2, que levou a óbito quase 700 mil brasileiros, e continua fazendo vítimas. Nos dois últimos anos, com consultórios e hospitais lotados e dedicados praticamente a atender pacientes atacados pelo vírus, grupos com males crônicos ficaram praticamente sem assistência nas esferas pública e privada. E esse cenário piorou; associado à alimentação errada, ao sedentarismo devido ao necessário isolamento, a altos níveis de estresse; que levaram a quadros de depressão, à ansiedade crônica e à síndrome de burnout.

O que vemos hoje em nossas clínicas é que a pandemia fragilizou ainda mais a saúde da população brasileira. Daí a necessidade de o maior esclarecimento para a adoção de hábitos saudáveis, como sublinhamos no livro Saúde é Prevenção; que apresenta ao leitor um roteiro com alternativas para desfrutar de qualidade de vida em uma perspectiva de pós pandemia. E traz orientações para lidar com o estresse crônico, dicas para fazer uma alimentação balanceada, manter-se fisicamente ativo, dormir bem, cuidar do coração e do cérebro. Um programa que abrange a prevenção de doenças a partir de diagnóstico precoce, com realização de check-up médico, seguido de um plano personalizado para evitar ou reduzir ao máximo o risco de problemas que diminuem a expectativa de vida.

Para ter ideia da relevância de realizar exames médicos de rotina, cerca de 90% de todos os cânceres têm cura, desde que recebam o diagnóstico a tempo de serem tratados. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico, com tratamentos menos invasivos e maior chance de recuperação plena. Vale relembrar que estudos da Universidade de Stanford indicam que 73% dos óbitos no mundo são decorrentes do estilo de vida inadequado; o fator genético participa com apenas 17% e outras causas (como a violência urbana) com 10%.

Não obstante, cada ser humano é único em todas as suas dimensões: a fisiologia influencia a atividade mental e vice-versa (um exemplo: duas pessoas podem ter a mesma enfermidade com causas diferentes). E tão importante quanto conhecer os fatores de riscos físicos é detectar as condições estressantes responsáveis por emoções que fazem adoecer. Lembre-se: você é seu melhor remédio. A opção por um estilo de vida saudável faz toda a diferença para alcançar longevidade com autonomia e bem-estar.

Continua após a publicidade

A Med Rio Check-up é referência há mais de 30 anos em medicina preventiva, com mais de 200 mil exames realizados em homens e mulheres; conta com equipes de profissionais de saúde e de apoio, multidisciplinares e altamente qualificadas, que utilizam tecnologia de ponta para a realização, em cinco horas no mesmo lugar, do check-up médico completo (laboratorial, clínico e radiológico), baseado nos padrões do conceito governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês). E todas as etapas com total privacidade, conforto e segurança para o cliente e disponibilidade dos resultados em 24 horas, via aplicativo próprio da clínica. E, além disso, oferece a consulta pós check-up com seus especialistas e aplicação de programa personalizado e exequível para a adoção de hábitos saudáveis, através da telemedicina.

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-Up.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.