Estudo europeu: gordura visceral compromete a saúde do coração
O envelhecimento é o maior fator de risco para doença cardíaca, mas ainda não se sabe ao certo por que algumas pessoas envelhecem mais rápido do que outras

Novo estudo, comandado por cientistas do Laboratório de Ciências Médicas do Conselho de Pesquisa Médica (MRC), em Londres, Reino Unido, e publicado no European Heart Journal, afirma que quantidades demasiadas de gordura visceral — a gordura que envolve os órgãos — estão associadas ao envelhecimento mais rápido do coração.
O envelhecimento é o maior fator de risco para doenças cardíacas, mas ainda não se sabe ao certo por que algumas pessoas envelhecem mais rápido do que outras. Sabe-se que esse tipo de gordura é prejudicial à saúde e este estudo agora a associa ao envelhecimento cardíaco mais rápido.
Os pesquisadores afirmam que a gordura visceral pode desempenhar um papel importante na aceleração do envelhecimento do coração e dos vasos sanguíneos. No estudo, eles analisaram dados de 21.241 participantes do UK Biobank, que inclui imagens de corpo inteiro para mapear a quantidade de gordura e sua localização no corpo. Os dados do UK Biobank também incluem imagens detalhadas do coração e dos vasos sanguíneos.
Os resultados mostraram que o envelhecimento cardíaco mais rápido estava associado à presença de mais tecido adiposo visceral. O tecido adiposo visceral é a gordura encontrada profundamente no abdômen, ao redor de órgãos como estômago, intestinos e fígado.
Esse tipo de gordura não pode ser visto externamente, e algumas pessoas podem ter grandes quantidades de gordura visceral, mesmo tendo um peso saudável. Os pesquisadores encontraram sinais em exames de sangue de que a gordura visceral está associada ao aumento da inflamação no corpo, o que é uma causa potencial do envelhecimento precoce.
Eles também encontraram diferenças entre os sexos. A distribuição de gordura típica masculina (ao redor da barriga, chamada frequentemente de formato de “maçã”) foi particularmente indicativa do envelhecimento precoce em homens.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em nosso país, cerca de 1.100 mortes ao dia. De acordo com pesquisas, 40% das mortes em grandes centros urbanos têm relação direta com males do coração. Estima-se que 200 mil pessoas no Brasil sofram de parada cardíaca por ano no país.
“Uma dieta mais saudável e uma vida mais ativa podem ajudar a reduzir os níveis de gordura visceral”, afirmam os pesquisadores ingleses que conduziram o estudo. Por isso, o antídoto para evitar a gordura localizada e as doenças do coração é o estilo de vida saudável e a prática da prevenção: alimentação saudável (rica em frutas, vegetais e fibras), atividade física regular, gerenciamento estresse e do bem-estar, sono reparador e evitar o uso de substâncias, como tabaco ou álcool. E, para evitar surpresas, procure realizar o seu check-up regularmente.
Saúde é prevenção!
Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, inaugurou a Med-Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico e medicina preventiva. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, é membro honorário da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e coautor de livros: Como tornar-se um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (Rocco), Emoções e saúde (Rocco) e Saúde é prevenção (Rocco, com o médico Galileu Assis). Ururahy é diretor da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Rio) e Chairman do Comitê de Saúde e diretor da Câmara de Comércio França-Brasil e Coordenador do Comitê de Saúde