Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Gilberto Ururahy

Por Gilberto Ururahy, médico Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista em medicina preventiva

Estudo europeu: gordura visceral compromete a saúde do coração

O envelhecimento é o maior fator de risco para doença cardíaca, mas ainda não se sabe ao certo por que algumas pessoas envelhecem mais rápido do que outras

Por Gilberto Ururahy
2 out 2025, 08h06
Profissional mede a gordura do paciente.
A gordura visceral é prejudicial à saúde e estudo a associa ao envelhecimento cardíaco mais rápido. (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Novo estudo, comandado por cientistas do Laboratório de Ciências Médicas do Conselho de Pesquisa Médica (MRC), em Londres, Reino Unido, e publicado no European Heart Journal, afirma que quantidades demasiadas de gordura visceral — a gordura que envolve os órgãos — estão associadas ao envelhecimento mais rápido do coração.

 O envelhecimento é o maior fator de risco para doenças cardíacas, mas ainda não se sabe ao certo por que algumas pessoas envelhecem mais rápido do que outras. Sabe-se que esse tipo de gordura é prejudicial à saúde e este estudo agora a associa ao envelhecimento cardíaco mais rápido.

Os pesquisadores afirmam que a gordura visceral pode desempenhar um papel importante na aceleração do envelhecimento do coração e dos vasos sanguíneos. No estudo, eles analisaram dados de 21.241 participantes do UK Biobank, que inclui imagens de corpo inteiro para mapear a quantidade de gordura e sua localização no corpo. Os dados do UK Biobank também incluem imagens detalhadas do coração e dos vasos sanguíneos.

Os resultados mostraram que o envelhecimento cardíaco mais rápido estava associado à presença de mais tecido adiposo visceral. O tecido adiposo visceral é a gordura encontrada profundamente no abdômen, ao redor de órgãos como estômago, intestinos e fígado.

Esse tipo de gordura não pode ser visto externamente, e algumas pessoas podem ter grandes quantidades de gordura visceral, mesmo tendo um peso saudável. Os pesquisadores encontraram sinais em exames de sangue de que a gordura visceral está associada ao aumento da inflamação no corpo, o que é uma causa potencial do envelhecimento precoce.

Continua após a publicidade

Eles também encontraram diferenças entre os sexos. A distribuição de gordura típica masculina (ao redor da barriga, chamada frequentemente de formato de “maçã”) foi particularmente indicativa do envelhecimento precoce em homens.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em nosso país, cerca de 1.100 mortes ao dia. De acordo com pesquisas, 40% das mortes em grandes centros urbanos têm relação direta com males do coração. Estima-se que 200 mil pessoas no Brasil sofram de parada cardíaca por ano no país.

“Uma dieta mais saudável e uma vida mais ativa podem ajudar a reduzir os níveis de gordura visceral”, afirmam os pesquisadores ingleses que conduziram o estudo. Por isso, o antídoto para evitar a gordura localizada e as doenças do coração é o estilo de vida saudável e a prática da prevenção: alimentação saudável (rica em frutas, vegetais e fibras), atividade física regular, gerenciamento estresse e do bem-estar, sono reparador e evitar o uso de substâncias, como tabaco ou álcool. E, para evitar surpresas, procure realizar o seu check-up regularmente.

Continua após a publicidade

Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, inaugurou a Med-Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico e medicina preventiva. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, é membro honorário da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e coautor de livros: Como tornar-se um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (Rocco), Emoções e saúde (Rocco) e Saúde é prevenção (Rocco, com o médico Galileu Assis). Ururahy é diretor da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Rio) e Chairman do Comitê de Saúde e diretor da Câmara de Comércio França-Brasil e Coordenador do Comitê de Saúde

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês