Esportes com moderação: o segredo da longevidade com sucesso
Prática regular de atividade física, mas não necessariamente intensa, é uma das chaves para se viver mais e melhor
Diz a velha sabedoria popular: moderação nunca fez mal a ninguém. Isso vale para vários segmentos da vida: consumo de bebida alcoólica, exageros nas refeições e também para as práticas de esportes. Diversos estudos têm indicado que a prática regular e constante de esportes, mas não necessariamente de forma intensa, tem se mostrado muito eficiente na busca pela longevidade com autonomia e independência.
De acordo com Dan Buettner, um dos maiores especialistas em longevidade no mundo, que há décadas pesquisa o comportamento das populações em localidades por seu alto número de cidadão centenários, como Okinawa (Japão), Sardenha (Itália) e Icária (Grécia), um dos hábitos mais constantes entre os indivíduos longevos é bastante simples: manter o corpo em movimento.
Não há razão para uma pessoa sedentária se transformar em uma maratonista sem condicionamento físico adequado e, muito menos sem uma avaliação médica adequada.
É comprovado que a prática regular de atividades físicas protege contra doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. Além disso, melhora o funcionamento do sistema imunológico, ajuda a equilibrar os níveis de glicose, colesterol e pressão arterial e reduz o risco de desenvolver doenças degenerativas.
Exercitar-se também é um antídoto natural contra a ansiedade, depressão e o declínio cognitivo. Manter-se ativo preserva a autonomia na velhice e fortalece o cérebro, segundo estudos publicados em revistas de referência, como The Lancet e JAMA Network.
A boa notícia é que não é preciso “pegar pesado” nas atividades físicas para conseguir tais benefícios. Mesmo práticas simples e baratas, como partidas de golfe ou caminhadas, podem ser bastante eficazes, desde que exercidas com regularidade. Atenção: caminhar não é passear. É preciso manter-se uma passada firme e constante, evitando paradas e interrupções.
À prática de exercícios físicos regulares, soma-se a alimentação saudável (rica em frutas, vegetais e fibras), gerenciamento estresse e do bem-estar, sono reparador e distância do uso de substâncias, como tabaco ou álcool, e a realização de check-ups preventivos na busca por um estilo de vida saudável.
Saúde é prevenção!
Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, inaugurou a Med-Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico e medicina preventiva. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, é membro honorário da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e coautor de livros: Como tornar-se um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (Rocco), Emoções e saúde (Rocco) e Saúde é prevenção (Rocco, com o médico Galileu Assis). Ururahy é diretor da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Rio) e Chairman do Comitê de Saúde e diretor da Câmara de Comércio França-Brasil e Coordenador do Comitê de Saúde.
Caos no Rio: bandidos sequestram ônibus e fecham diversas vias na cidade
Padre, filósofo e agora autor: reitor da PUC-Rio lança 1º livro
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
Quem são Vittor Fernando e Gabriel Fuentes, atores baleados em Penedo
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa