Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Gilberto Ururahy

Por Gilberto Ururahy, médico Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista em medicina preventiva

Esportes com moderação: o segredo da longevidade com sucesso

Prática regular de atividade física, mas não necessariamente intensa, é uma das chaves para se viver mais e melhor

Por Gilberto Ururahy
24 set 2025, 13h36
Duas pessoas se preparam para correr.
Segundo um dos maiores especialistas em longevidade no mundo, um dos hábitos mais constantes entre os indivíduos longevos é bastante simples: manter o corpo em movimento. (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Diz a velha sabedoria popular: moderação nunca fez mal a ninguém. Isso vale para vários segmentos da vida: consumo de bebida alcoólica, exageros nas refeições e também para as práticas de esportes. Diversos estudos têm indicado que a prática regular e constante de esportes, mas não necessariamente de forma intensa, tem se mostrado muito eficiente na busca pela longevidade com autonomia e independência.

De acordo com Dan Buettner, um dos maiores especialistas em longevidade no mundo, que há décadas pesquisa o comportamento das populações em localidades por seu alto número de cidadão centenários, como Okinawa (Japão), Sardenha (Itália) e Icária (Grécia), um dos hábitos mais constantes entre os indivíduos longevos é bastante simples: manter o corpo em movimento.

Não há razão para uma pessoa sedentária se transformar em uma maratonista sem condicionamento físico adequado e, muito menos sem uma avaliação médica adequada.

É comprovado que a prática regular de atividades físicas protege contra doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. Além disso, melhora o funcionamento do sistema imunológico, ajuda a equilibrar os níveis de glicose, colesterol e pressão arterial e reduz o risco de desenvolver doenças degenerativas.

Exercitar-se também é um antídoto natural contra a ansiedade, depressão e o declínio cognitivo. Manter-se ativo preserva a autonomia na velhice e fortalece o cérebro, segundo estudos publicados em revistas de referência, como The Lancet e JAMA Network.

Continua após a publicidade

A boa notícia é que não é preciso “pegar pesado” nas atividades físicas para conseguir tais benefícios. Mesmo práticas simples e baratas, como partidas de golfe ou  caminhadas, podem ser bastante eficazes, desde que exercidas com regularidade. Atenção: caminhar não é passear. É preciso manter-se uma passada firme e constante, evitando paradas e interrupções.

À prática de exercícios físicos regulares, soma-se a alimentação saudável (rica em frutas, vegetais e fibras), gerenciamento estresse e do bem-estar, sono reparador e distância do uso de substâncias, como tabaco ou álcool, e a realização de check-ups preventivos na busca por um estilo de vida saudável.

Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, inaugurou a Med-Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico e medicina preventiva. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, é membro honorário da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e coautor de livros: Como tornar-se um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (Rocco), Emoções e saúde (Rocco) e Saúde é prevenção (Rocco, com o médico Galileu Assis). Ururahy é diretor da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Rio) e Chairman do Comitê de Saúde e diretor da Câmara de Comércio França-Brasil e Coordenador do Comitê de Saúde.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês