Imagem Blog

Gilberto Ururahy

Por Gilberto Ururahy, médico Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Como anda a saúde do executivo contemporâneo?

Homens e mulheres são vítimas da cobrança de desempenho

Por Gilberto Ururahy
4 nov 2024, 10h42
Homem de pé no aeroporto ao telefone e ao lado de uma mala de viagem.
O nômades contemporâneos quase não têm vida pessoal, com tempo para o lazer, o exercício físico e o convívio familiar. (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

O executivo contemporâneo, independente do gênero, é um nômade. No mercado globalizado e cada vez mais virtual, especialmente depois da pandemia, executivos deslocam-se para diferentes pontos do planeta a fim de conquistar e assegurar mercados.

Submetidos a constante e elevada competição, às regras do business, esses nômades contemporâneos quase não têm vida pessoal, com tempo para o lazer, o exercício físico e o convívio familiar. Não são poucos os que sucumbem à instabilidade emocional e às doenças incapacitantes.

Esta engrenagem desperta o pano de fundo das doenças que mais impactam a saúde do homem moderno: o estresse. As emoções sentem, o corpo sente – inclusive o coração, fortemente impactado pelas emoções negativas do cotidiano.

Cerca de 40% das mortes no mundo tem relação direta com o coração e o estresse é o grande vilão. Potencializado no ambiente globalizado dos negócios, no inicio dos anos 90, o estresse se alastrou para todas as classes sociais, mas encontrou no nômade contemporâneo um importante hospedeiro.

A melhor resposta é a busca pelo estilo de vida saudável: alimentação adequada, noites de sono reparador, prática de exercícios físicos, distância do tabagismo e do consumo de álcool além, claro, de exames periódicos.

Continua após a publicidade

Tais comportamentos devem ser incutidos incorporados o quanto antes na busca por uma vida equilibrada e sem surpresas, impedindo assim o desenvolvimento de doenças crônicas, ou comorbidades, responsáveis por maior número de óbitos na pandemia.

A saúde é o combustível da vida! Sem ela não se chega a lugar algum.

Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-Up.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.