Em confluência com um contexto global, o MAM Rio passa por um processo de reposicionamento e requalificação institucional profundo, contínuo e necessário. São múltiplas as medidas em curso, com grandes desafios de curto prazo e alcance gradual de resultados de médio e longo prazo. Queremos construir um museu contemporâneo, aberto, sustentável, solidário e mais conectado com a cidade e seus públicos.
O escopo de atuação do MAM inclui um dos mais importantes acervos de arte moderna e contemporânea da América Latina, bem como a segunda cinemateca mais antiga em atividade no país, com aproximadamente sete mil títulos (em 35mm e 16mm), e cerca de 60 mil em base videomagnética. O centro de pesquisa e documentação reúne 31.500 publicações e 220 mil documentos. Há também o departamento de educação, projeto original do museu que cumpre papel fundamental não só na difusão da arte mas, sobretudo, na criação de novas subjetividades.
Como parte da transformação do MAM Rio, julgamos coerente atrair um profissional que promovesse maior integração entre os diversos setores da instituição e seus respectivos acervos. Buscamos criar um eixo em torno do qual as diversas potências da instituição passem a dialogar com fluidez, compartilhando suas complexidades e proposições.
No último dia 3 de maio, data em que o museu celebrou seus 72 anos, lançamos uma chamada internacional sul-americana para o novo cargo de Diretoria Artística. Esta chamada – única na trajetória dos museus brasileiros – abre oportunidade, de forma democrática, a todos que queiram participar e aos que de fato estejam aptos a contribuir. Ao incentivar inclusive as candidaturas de profissionais que não passaram por extensa carreira acadêmica, o MAM cria espaço para novas tecnologias e saberes.
Os comitês de seleção serão formados por profissionais de dentro e de fora do museu, com artistas, curadores e lideranças do setor museológico, a fim de garantir maior amplitude de repertórios ao processo.
Com esta chamada, buscamos ampliar as bases de diálogo que honram a longa e ousada trajetória do Museu de Arte Moderna do Rio e deixamos claro que há interesse constante na construção de uma relação mais horizontal com a comunidade.
*Aproveito para convidar todas e todos a participarem da live desta terça-feira, dia 19 de maio, às 18h, no instagram da instituição. O tema é a chamada aberta e perguntas são bem-vindas. Contamos com vocês!