Imagem Blog

Fábio Barbirato

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Psiquiatra infantil
Continua após publicidade

Final do ano: quando as crianças ficam de recuperação ou repetem de ano

Acolhimento e noção de responsabilidade são importantes no final do ano letivo

Por Fabio Barbirato
20 dez 2022, 11h39
Aluna leva as mãos ao rosto em sala de aula vazia.
Todo aluno sai da experiência de repetir de ano com alguma lição a ser aprendida. (Shutterstock/Reprodução)
Continua após publicidade

Chegamos ao momento em que as turmas nas escolas se dividem em dois grupos: aqueles que já passaram de ano e deram adeus ao ano letivo, e o segundo grupo, que está de recuperação e terá que adiar as férias. Alguns, infelizmente, não chegarão a conquistar as notas necessárias e repetem de ano.

A experiência de repetir de ano talvez seja das mais marcantes na história de crianças e adolescentes. A sensação de frustração é inevitável, sem falar da culpa e do sentimento de decepcionar pais e familiares. O importante, no entanto, é entender as causas que levaram o aluno à repetência.

De modo geral, podemos dividi-los em dois subgrupos: aqueles que repetiram de ano porque tiveram dificuldade de entendimento com o conteúdo programático da escola, que se esforçaram bastante mas, ainda assim, não foi suficiente para garantir a aprovação. Na outra ponta, estão os alunos displicentes, que achavam que iriam se garantir à medida que o ano avançasse, porém, quando se deram conta, já era tarde demais e acabaram sendo engolidos pelo volume de matéria pendente a ser compreendida.

Seja qual for o caso, há lições para os dois grupos. Estudar é algo que se aprende. E todo mundo é capaz de aprender. Exige método, dedicação, disciplina. É um exercício que precisa ser praticado. A partir do ano que vem, organize uma rotina de estudo e comece o quanto antes. Evite deixar que as lições se acumulem e acabem comprometendo o aprendizado de conteúdos mais adiante no ano letivo.

Continua após a publicidade

Outro ponto importante é confiar mais nos professores, estabelecendo uma relação de parceria com eles. Professores são os maiores aliados dos alunos e quem mais tem interesse e alegria em ver todos se saírem bem. Além disso, a internet é um excelente aliado na hora de estudar: há vários conteúdos de aulas e explicações na rede, além de simulados e provas anteriores. Não fique envergonhado e esclareça suas dúvidas.

Aos alunos que repetem por negligência, é uma excelente oportunidade de aprenderem que toda escolha implica uma consequência. Não estudar ao longo do ano também terá seu preço. Seguramente o aluno sairá dessa experiência com uma nova noção de responsabilidade.

No entanto, independente de qual seja a causa de repetição do aluno, é importante que pais, familiares e amigos não desestimulem ou abalem a confiança do estudante. Cobrar sim, humilhar nunca. Pais são aliados dos filhos em seus momentos de dificuldade ou vergonha. Acolhimento é a palavra-chave neste momento.

Continua após a publicidade

Por fim, cabe lembrar que a vida é generosa: um novo ano começa daqui a pouco, com novas oportunidades para se colocar em prática o aprendizado das experiências do ano que termina.

 Boas provas e boas férias!

Fabio Barbirato é médico psiquiatra pela UFRJ, membro da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência e responsável pelo setor de Psiquiatria Infantil da Santa Casa do Rio. Como professor, dá aulas na PUC-Rio. Foi um dos apresentadores do quadro “Eu amo quem sou”, sobre bullying, no “Fantástico” (TV Globo).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.