Transplante de córnea inédito é realizado em hospital público no RJ
Transplante de córnea com técnica inédita em uma recém nascida, que nasceu sem a visão em ambos os olhos, foi realizado no Hospital Federal de Bonsucesso
Foi realizado recentemente em um hospital público no Rio de Janeiro, o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), um transplante de córnea inédito em uma recém nascida, que nasceu sem a visão em ambos os olhos, diagnosticada com a Anomalia de Peters. Esta alteração congênita ocorre no desenvolvimento do globo ocular, deixando a parte central da córnea com aparência opaca (parece branca).
A técnica inédita utilizada no transplante de córnea é denominada IP-DSEK (Inverted Preparation – Descemet Striping Endothelial Keratoplasty), adaptação da técnica holandesa DSEK, que foi apresentada e publicada no XIX Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, que aconteceu em Salvador.
O serviço de oftalmologia do HFB foi criado há 74 anos, na fundação do hospital. Lá são realizados, anualmente, mais de 11 mil consultas, transplantes de córnea e cirurgias para tratamento de doenças como catarata, glaucoma e estrabismo. Para ser atendido no ambulatório da unidade, os pacientes precisam passar pela unidade básica (postos de saúde e/ou clínica da família) para serem inseridos na regulação do estado e do município do Rio de Janeiro.
O HFB é um hospital público no Rio de Janeiro, referência no Brasil em transplantes de rim e córnea.
Fonte:
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/se/superintendencias/sems-rj/noticias/2022/transplante-de-cornea-em-recem-nascidaHospital público no Rio de Janeiro realiza transplante de córnea com técnica inédita