SAUNA É PREJUDICIAL AO CORAÇÃO? MITO OU VERDADE?
- “PREPARE SEU CORAÇÃO…” Assim começa a música “Disparada” de Geraldo Vandré, um dos maiores sucessos da carreira de Jair Rodrigues, recém falecido de infarto agudo do miocárdio durante ou logo após uma sessão de sauna. O cantor parecia saudável, nunca teve sintomas de doença cardiovascular. Certamente já apresentava condições predisponentes, mas ignoramos se fora […]
– “PREPARE SEU CORAÇÃO…”
Assim começa a música “Disparada” de Geraldo Vandré, um dos maiores sucessos da carreira de Jair Rodrigues, recém falecido de infarto agudo do miocárdio durante ou logo após uma sessão de sauna. O cantor parecia saudável, nunca teve sintomas de doença cardiovascular. Certamente já apresentava condições predisponentes, mas ignoramos se fora submetido a exames preventivos: Num texto escrito anteriormente sobre o jornalista Luciano do Valle enfatizávamos a importância do “checkup” cardiovascular.
Mas… E a sauna? Foi precipitante? Foi coincidência? O que acontece com o organismo dentro de uma sauna?
• Na sauna seca, a temperatura atinge cerca de 800C à altura do rosto e 300C ao nível do chão. A temperatura corporal sobe a 400C e, para dissipar o calor, os vasos da pele se dilatam e o corpo sua abundantemente.
• A frequência do pulso pode chegar a 100 batimentos por minuto e a pressão arterial tende a cair. Ao se entrar logo em seguida numa ducha fria, ocorre fenômeno inverso: o choque térmico provoca constrição dos vasos e aumento da pressão arterial.
• Na sauna a vapor, a temperatura é mais baixa e estas respostas são mais atenuadas.
• Pacientes idosos pode ter queda maior da pressão arterial ao se levantarem subitamente dentro de uma sauna, sujeitando-se ao risco de um desmaio. Idosos portadores de doença das artérias coronárias poderão pelo mesmo motivo apresentar alterações na irrigação do coração (isquemia) e arritmias cardíacas.
• O consumo de bebida alcoólica potencializa a queda da pressão e tem sido associado a 70% das mortes (felizmente raras) ocorridas dentro de uma sauna.
Portanto, deixamos as seguintes recomendações para a prática segura de sauna:
1. – “Prepare o seu coração”…, nunca é demais insistir. Faça um “checkup”!
2. Se for hipertenso ou cardiopata, prefira uma sauna a vapor e de preferência evite a ducha fria logo ao sair da sauna.
3. Nos 3 primeiros meses após um infarto ou internação por angina instável, a sauna é proibida.
4. Idoso, hipertenso em uso de medicação? Não permaneça sozinho numa sauna e cuidado ao se levantar!
5. Jamais entre na sauna após consumir bebida alcoólica!
SÉRGIO EMANUEL KAISER
Mestre em Cardiologia
Doutor em Fisiopatologia Clínica e Experimental
Professor Adjunto de Medicina Interna da UERJ
Fellow da International Academy of Cardiovascular Sciences
Fellow do American College of Cardiology