Imagem Blog

Fabiano Serfaty

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD. Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Novo estudo: tirzepatida é mais eficaz na perda de peso que a semaglutida

Pacientes que usaram tirzepatide (Mounjaro/Zepbound) tiveram maior probabilidade de perder peso do que aqueles que utilizaram semaglutida (Ozempic/Wegovy).

Por Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 jul 2024, 23h41 - Publicado em 8 jul 2024, 19h15

Um estudo, que acaba de ser publicado hoje, no JAMA Internal Medicine, colocou frente a frente dois gigantes farmacológicos: a tirzepatida (Mounjaro/Zepbound) e a semaglutida (Ozempic/Wegovy).

Qual o objetivo?

Avaliar qual deles é mais eficaz na perda de peso em adultos com sobrepeso ou obesidade.  O estudo buscou entender como a perda de peso difere entre pacientes que utilizaram a tirzepatida, agonista duplo GIP/GLP-1, em comparação com aqueles que receberam semaglutida, um agonista do receptor GLP-1. Os pesquisadores analisaram dados de 18.386 pacientes que iniciaram o uso de tirzepatida ou semaglutida para o tratamento do diabetes tipo 2. Eles compararam a perda de peso durante o tratamento e avaliaram os eventos gastrointestinais adversos. No resultado do estudo, os adultos que utilizaram a tirzepatida (Mounjaro/Zepbound), apresentaram uma maior probabilidade de atingir uma perda de peso de 5%, 10% e 15%, quando comparados com aqueles fizeram o uso da semaglutida (Ozempic/Wegovy). Não houve diferença em eventos adversos gastrointestinais moderados a graves entre os dois medicamentos.

Maior perda de peso com tirzepatida

Durante um acompanhamento médio de 165 dias, a perda de peso com tirzepatida foi de 5,9% após 3 meses, enquanto com semaglutida foi de 3,6%. Aos 6 meses, a média de perda de peso foi de 10,1% com tirzepatida e 5,8% com semaglutidea. Aos 12 meses, a perda média de peso foi de 15,3% com tirzepatida e 8,3% com semaglutida. Além disso, 81,8% dos adultos usando tirzepatida perderam pelo menos 5% do peso corporal, em comparação com 66,5% dos que usaram semaglutida. A tirzepatida também foi mais eficaz na obtenção de perdas de peso de 10% ou mais (62,1% vs. 37,1%) e 15% ou mais (42,3% vs. 18,1%). Esses resultados indicam que adultos que utilizaram a tirzepatida apresentaram maior probabilidade de alcançar perda de peso de 5%, 10% e 15% em comparação com aqueles que fizeram o uso da semaglutida.

Portanto,  a tirzepatida mostrou-se mais eficaz na perda de peso quando comparada com a semaglutida. Esses resultados são promissores para pacientes que lutam contra a obesidade. No entanto, é importante lembrar que cada paciente é único, e a escolha do tratamento deve ser personalizada com base nas necessidades individuais e orientação médica.

Fonte: 

1. Rodriguez PJ, Goodwin Cartwright BM, Gratzl S, et al. Semaglutide vs Tirzepatide for Weight Loss in Adults With Overweight or Obesity. JAMA Intern Med. Published online July 08, 2024. doi:10.1001/jamainternmed.2024.2525

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.