Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

OMS: Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Covid-19 não é mais uma emergência global de saúde, decretando o fim da pandemia de Covid-19

Por Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 Maio 2023, 16h19 - Publicado em 5 Maio 2023, 13h29

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira, dia 5 de maio de 2023, que a Covid-19 não é mais uma emergência global de saúde, decretando o fim da pandemia de Covid-19, um marco histórico relacionado a uma pandemia que matou milhões de pessoas em todo o mundo e alterou a vida diária de maneiras antes inimagináveis.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que “é com grande esperança que declaro a Covid-19 como uma emergência global de saúde encerrada”. A OMS alertou os países para não desmontarem os sistemas de saúde organizados para o combate da Covid-19. A líder técnica da OMS, Maria Van Kerkhove, reiterou que a OMS precisa ser o mais clara possível, uma vez  que as pessoas irão se perguntar como pensar e se comportar sobre a pandemia daqui para frente. “A fase de emergência acabou, mas a Covid-19 não”, afirmou.

A decisão de encerrar a emergência não muda muito em termos práticos, uma vez que muitos países já encerraram seus próprios estados de emergência para a Covid-19 e se afastaram de quase todas as restrições de saúde pública implementadas para controlar o vírus.

É importante reconhecer  que atualmente a Covid- 19 não representa o mesmo nível de perigo para os pacientes como no inicio da pandemia. A Covid-19 foi muito mais do que uma crise de saúde, causando sérias mudanças sociais, políticas e econômicas. Por isso, o fim do estado de emergência também deve ser comemorado como um momento de vitória para toda sociedade mundial.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.