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Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
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Como cuidar da saúde digital para aparecer de maneira adequada no Google ?

Atualmente, para qualquer pessoa ou profissão aparecer de maneira relevante no Google é fundamental em vários aspectos.

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Atualizado em 29 nov 2022, 18h59 - Publicado em 28 nov 2022, 18h56

Aparecer de maneira relevante no Google é fundamental, em vários aspectos, para qualquer pessoa. Por isso, é preciso entender melhor como “cuidar” da nossa própria “saúde digital”. Para que qualquer artigo, site ou blog seja indexado de maneira relevante no Google, algumas dicas são fundamentais. Então convidei para uma entrevista Filippi Leite, fundador da MWD Marketing Digital e da SEO Creative.

Filippi, hoje, para que um texto apareça no Google de maneira adequada, são necessárias algumas técnicas de SEO. Afinal o que é SEO?

Filippi Leite:

SEO (Search Engine Optimization) em português é a otimização para os mecanismos de busca. São as técnicas utilizadas para melhorar o tráfego orgânico e a classificação de um site nas SERPs (páginas de resultado de pesquisa em buscadores), como Google, Bing e Yahoo. São mais de 200 os fatores que contribuem para um bom posicionamento de um página ou artigo no Google, porém vamos falar apenas das principais técnicas ligadas à escrita de artigos. Ao construir um texto pensando numa boa colocação no Google, temos que pensar no usuário afinal. Ele é o foco, porém temos que pensar em como o Google irar entender e indexar esse texto nos buscadores. Afinal, criar um conteúdo que não apareça e não seja visto não é o objetivo de nenhum criador de conteúdo.

Vamos as dicas:

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  • Palavra-chave

Um bom artigo sempre começa pela escolha da palavra-chave. Essa é a parte mais importante na hora de se escrever um artigo, já que isso vai guiar todos os demais parâmetros de otimização de seu conteúdo.

Como escolher a Palavra-chave ideal

Primeiro passo para definir uma palavra-chave é pensar em como o usuário final buscaria no Google o tema principal do texto, que está sendo criado. Uma dica e fazer uma busca no Google e ver os resultados similares. O título do texto não será necessariamente a palavra-chave, mas ele precisa conter o termo principal. A palavra-chave escolhida tem que refletir o tema foco do texto de forma clara e objetiva, também tem que aparecer no início do primeiro parágrafo do texto.

  • Otimização de Tags

Existem algumas tags, que devem ser levadas em consideração na hora de fazer um artigo bem pensado em SEO. Na maioria dos casos, os sistemas de postagem e publicações de artigos e páginas possuem a opção de personalização das Metas Tags., que são responsáveis pela aparência de seu artigo ou página no Google. Caso não se personalize as Metas Tags, o Google usará, como já mencionado, o título integral do artigo e os primeiros caracteres do primeiro parágrafo como resultado nas pesquisas. 

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  • Meta Title Tag

Um estudo feito pela Backlinko em 2016 analisou cerca de 1 milhão de páginas de resultados no Google para entender a relação entre o Meta Título e os primeiros resultados das pesquisas. O estudo apontou que existe uma relação direta entre estar em primeiro lugar com ter a palavra chave no meta titulo. Ou seja: a palavra-chave exata. Resumindo, sempre utilize a palavra-chave do artigo no Meta Título e no título principal do seu artigo.

O Meta Título pode ser diferente do titulo do artigo isso pode trazer vários benéfico como:

  1. É possível trabalhar uma chamada de ação mais propositiva com um Meta Título personalizado;
  2. Em caso de artigos com títulos longos, leve em consideração que o recomendado é um título com o mínimo de 40 caracteres e o máximo de 60. Qualquer caracter acima disso não aparecera nas buscas do Google; 
  3. Uma boa Meta Descrição é diretamente responsável pela conversão. Ou seja: pela tomada de ação de quem fez a pesquisa em clicar no seu resultado e não em outro. Então, crie um Meta Título criativo e que se comunique com quem está fazendo a busca.
  • Meta Description Tag

Assim como o Meta Título, a Meta descrição tem a mesma importância, e garantir a palavra-chave na Meta Descrição é fundamental em sua estratégia SEO. Primeiro, ela serve como um resumo introdutório ao conteúdo que o usuário vai encontrar ao clicar. Ou seja, caso não seja possível personalizar sua Meta descrição, trabalhe bem o primeiro parágrafo de forma que ele transmita o contexto de forma atrativa. O tamanho ideal de uma meta descrição é de no mínimo 120 caracteres e o máximo, de 156. Então trabalhe bem esse texto seja na personalização da sua Meta descrição ou na primeira frase de seu texto. E não se esqueça de colocar a palavra-chave escolhida, de preferência, no início de sua frase. 

  • Heading Tags

O Google incentiva a organização hierárquica de uma página através das tags heading. Elas são conhecidas como “h1”, “h2”, “h3” … “h6”. No seu artigo, essas tags normalmente funcionam como título e subtítulo. Sendo o “h1” referente ao título, o “h2” ao subtítulo, e assim sucessivamente. A importância de usar a palavra-chave foco do artigo nas tags heading deve ser feita com parcimônia. 

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  • Densidade de Keyword

Temos que ter em mente que quem classifica, cataloga e indexa o conteúdo publicado em um site, que faz essa análise de forma mecânica, ou seja, é uma análise semântica baseada na densidade de palavra-chave em um texto. O ideal é que essa palavra-chave tenha uma densidade de ao menos 2%. Ou seja, a cada 100 palavras, 2 deveriam ser a palavra-chave foco do artigo ou algum sinônimo. Essa não é uma regra imposta pelo Google, porém tem sido usada há anos como parâmetro, e acabou funcionando muito bem para todos. Todavia, os 2% não devem ser interpretados literalmente, fazendo com que você modifique o seu texto custe o que custar até bater essa meta..

  • Linkagem Interna

Fazer com que o usuário passe o máximo de tempo possível no seu site e interaja é um ótimo sinal de que o seu conteúdo é rico e atende as expectativas do usuário para o Google. O tempo de permanência no site pode significar uma boa experiência do usuário. Ter links internos apontando para outros de seus artigos relacionados, páginas de serviços ou qualquer conteúdo dentro do seu site pode incentivar esse tipo de comportamento. Fazendo a linkagem interna você também está facilitando ao Google a navegação pelo seu site e a descoberta de novas páginas além de indicar o nível de importância de determinados conteúdo.

  • Imagens

Ter imagem em uma página é um ponto positivo para o Google, pois  deixa o texto mais leve e retém aquele usuário mais difícil, que normalmente abandonaria uma página com muito texto corrido. A imagem também é mais uma oportunidade de usar a keyword foco através de sua meta descrição. 

  • Tamanho do Texto

Se fala muito sobre o tamanho do texto. Porém, não se tem nenhuma prova de que seja real. Os principias resultados nas principais colocações do Google são de textos acima de 1800 palavras. O que faz muito sentido, afinal um texto que possui muitas palavras tende a:

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  • Abordar o tema de forma completa e assim satisfazer o usuário;
  • Usar muitas vezes a palavra-chave foco do artigo.

Texto longos merecem certos cuidados como:

  • Crie frases e parágrafos curtos de no máximo 300 palavras, parágrafos longos se tornam cansativos;
  • A cada 600 palavras intercale o texto com Subtítulos, além de ajudar na orientação do conteúdo diminui a sensação de cansaço durante a leitura;
  • Em textos muito longos, como mais 1200 palavras, use imagens.

Essa são algumas das principais dicas para hora de escrever um artigo para um blog ou site, com intuito de obter um melhor resultado nas buscas do Google. Aplique estas dicas e nos conte se houve uma mudança e melhora dos seus artigos nas pesquisas do google. 

Convidado para matéria:

Filippi Leite

Fundador da MWD Marketing Digital e da SEO Creative.

https://mwdmarketing.com.br/

Referencias:

1. O que é SEO? E para que serve?

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https://mwdmarketing.com.br/o-que-e-seo-e-para-que-serve/

2. ANALISAMOS 11,8 MILHÕES DE RESULTADOS DE PESQUISA DO GOOGLE –  Brian Dean.

https://backlinko.com/search-engine-ranking

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