Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Como a energia elétrica pode beneficiar sua saúde física e financeira?

A redução das emissões nocivas de gases advindos de combustíveis fósseis pode gerar uma melhor qualidade do ar que respiramos

Por Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 Maio 2022, 18h03 - Publicado em 17 Maio 2022, 19h59

Estima-se que a população mundial atinja 10 bilhões até 2050. E 75% dessas pessoas viverão em cidades. Entre 60% e 80% do uso global de energia são consumidos por áreas urbanas (1).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o planejamento urbano agora é reconhecido como uma parte crítica de uma solução abrangente para lidar com os problemas mundiais para a saúde global(2).

De acordo com uma publicação feita pela revista da sociedade europeia de cardiologia (1) a “ecologização” das cidades pode melhorar a saúde pública. A substituição gradativa dos combustíveis fósseis por outros tipos de energia – como a elétrica , a solar e a eólica – faz parte deste processo .

Por isso , hoje convidei um dos maiores especialistas no assunto no Brasil, Victor Martins, que criou uma das primeiras empresas no Brasil, a Eletric Route, com o objetivo de trazer a energia limpa para o nosso dia a dia.

Dr. Fabiano M. Serfaty: Quais as vantagens da substituição de uma fonte de energia como a gasolina ou diesel pela elétrica?

Continua após a publicidade

Victor Martins : São muitos os benefícios que energia limpa pode nos trazer.  Para dar um exemplo prático, falemos das vantagens do transporte elétrico, seja ele por ônibus, carro, moto ou trem:

  • O custo para abastecer é menor:

O custo da eletricidade necessária para carregar um veículo é cerca de 40% menor do que o custo de usar gasolina em um veículo de tamanho semelhante, dirigindo a mesma distância (3). O custo será menor se você carregar seu veículo elétrico do seu sistema solar fotovoltaico ou em estações de carregamento gratuitas(3).

No caso das scooters elétricas, essa economia é ainda maior. Com menos de dois reais é possível percorrer até 40km. Num carro, a economia chega a mais de 90%;

  • A Manutenção é mais barata:

Um veículo elétrico a bateria (BEV) tem menos partes móveis do que um carro a gasolina/diesel convencional(3). A manutenção é relativamente fácil, menos frequente e, em geral, mais barata do que a de um veículo a gasolina/diesel;

Continua após a publicidade
  • Reduzem a poluição, pode trazer benéficos para nossa saúde :

A redução das emissões nocivas de gases advindos de combustíveis fósseis pode gerar uma melhor qualidade do ar que respiramos e levará a menos problemas de saúde e custos causados pela poluição do ar. Outro ponto importante para nossa saúde é que os veículos elétricos não emitem ruídos, proporcionando menos poluição sonora;

  • São ecológicos e sustentáveis:

Ao dirigir um veículo elétrico , você está gerando menos poluição, ajudando a reduzir a poluição atmosférica prejudicial causada pelas emissões de escape(3);

  • Permitem a utilização de energia renovável:

Se você tem um sistema solar fotovoltaico e carrega seu veículo elétrico durante o dia, você pode reduzir ainda mais suas emissões de gases de efeito estufa(3).

 

https://academic.oup.com/view-large/figure/267087572/ehab235f2.tif
A poluição do ar é uma mistura complexa de nano a micro partículas e gases poluentes. O Material particulado, conhecido pela sigla PM, que significa em inglês Particulate matter, de vários tamanho como PM10, PM2,5, PM10-2,5 (partículas grossas e finas com diâmetro menor que 2,5 ou 10 µm), PM0,1 (partículas ultrafinas com diâmetro geralmente menor que 0,1 µm), e os gases poluentes como NO2, SO2, CO e O3 são alguns dos poluentes mais importantes no ambiente urbano. BC, carbono negro; SO2, dióxido de enxofre; NOx, óxidos de nitrogênio (por exemplo, óxido nítrico, dióxido de nitrogênio). Referência: Heart healthy cities: genetics loads the gun but the environment pulls the trigger. Thomas Münzel, Mette Sørensen, Jos Lelieveld, Omar Hahad, Sadeer Al-Kindi, Mark Nieuwenhuijsen, Billie Giles-Corti, Andreas Daiber, Sanjay Rajagopalan. European Heart Journal, Volume 42, Pages 2422–2438. https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehab235 (https://academic.oup.com/view-large/figure/267087572/ehab235f2.tif/Veja Rio)

 

2. Dr. Fabiano M. Serfaty:  Fale um pouco mais sobre seu trabalho com energia limpa e como você está trazendo isso para o dia a dia do brasileiro ?

Victor Martins: Nas últimas décadas – em função do desenvolvimento industrial, desmatamento, aumento da população global, crescimento do setor automobilístico -, atingimos níveis altos de poluição e aquecimento global. Além disso, a instabilidade do combustível certamente está fazendo com que um número maior de pessoas fique interessado no assunto. O mercado é muito novo, mas já podemos afirmar que não é moda, é realidade. E em alguns Bairros, como o Recreio dos Bandeirantes, podemos visualizar uma grande quantidade desses veículos. Outros bairros, cidades e estados estão conhecendo melhor o produto. Em 2018, percebi que não existiam muitas empresas no mercado trabalhando com energia “ limpa” . Por isso , resolvi criar duas frentes: uma de transportes elétricos e outra de sistema fotovoltaico para utilização de energia solar. No Brasil, os carros elétricos ainda são muito caros , por isso resolvi buscar uma opção de transporte elétrico economicamente viável e me especializei nas novas scooters elétricas, que são uma ótima opção para o transporte elétrico. Além disso, trouxe também um time especializado em sistema fotovoltaico para utilização de energia solar dentro de residências e empresas .

Continua após a publicidade

O sistema fotovoltaico para residências funciona de um modo muito simples: durante o dia, na irradiação solar as placas fotovoltaicas captam energia e transmitem através da corrente contínua a energia para o inversor. Neste inversor ocorre a transformação da energia contínua em energia alternada. Quando o sistema está em operação, ele abastece a residência, e seu excedente é enviado para rede elétrica, proporcionando um crédito que será utilizado pelo consumidor no período noturno, quando o sistema fica inoperante.

Dr. Fabiano M. Serfaty: A Europa já apresenta planos para redução da energia fóssil, o Brasil já tem algum plano para isso ?

Victor Martins: No Brasil, ainda não temos planos concretos para essa transformação, porém já podemos observar a entrada desses veículos elétricos nas nossas ruas. Minha missão é auxiliar nesta transformação. Por outro lado, a Europa esta dando passos mais firmes quanto ao assunto. A revolução ecológica começa a tomar forma, principalmente na indústria automobilística. A proposta feita em Bruxelas, pela União Europeia, veta a produção de carros a combustão a partir de 2035. Essa medida vai acelerar a transformação para o transporte elétrico. Cidades como Oslo, Helsinque e Madri, por exemplo, anunciaram recentemente seus planos de se tornarem parcialmente livres de carros. A energia “limpa” é o futuro que já é presente também na vida do brasileiro.

Victor Martins

Site: https://electricroutescooters.com.br/

Instagram: @electricroutescooterseletricas

Email: electricroute.rj@gmail.com

Referências:

1. Heart healthy cities: genetics loads the gun but the environment pulls the trigger. Thomas Münzel, Mette Sørensen, Jos Lelieveld, Omar Hahad, Sadeer Al-Kindi, Mark Nieuwenhuijsen, Billie Giles-Corti, Andreas Daiber, Sanjay Rajagopalan. European Heart Journal, Volume 42, Pages 2422–2438. https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehab235

2. World Health Organization. Projections of mortality and causes of death, 2016 to 2060. https://www.who.int/healthinfo/global_burden_disease/projections/en/

3. https://www.ergon.com.au/network/smarter-energy/electric-vehicles/benefits-of-electric-vehicles

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.