Rádio e Youtube se unem para ampliar alcance de conteúdos musicais
A 4ª temporada de entrevistas do Papo de Música será transmitida simultaneamente na Nova Brasil FM e na plataforma de vídeos em parceria inédita com a VIVO
Em quase dois anos de Nova Brasil FM, já apresentei à rede de rádios dois projetos autorais: o FARO, programa que promove artistas da nova cena musical e vai ao ar toda quinta, às 22h e o RÁDIO RETRATO, programa que vai ao ar por temporada e cuja primeira contou com 13 entrevistas com renomados artistas que podem ser ouvidas aqui.
No próximo dia 4 de setembro, estreio o terceiro projeto autoral na rede de rádios (e meu maior xodó): o PAPO DE MÚSICA, programa que, como o próprio nome anuncia, convida artistas – consagrados ou já estabelecidos no mercado – para falar sobre música. Será a 4ª temporada de entrevistas do canal homônimo que criei e mantenho de forma independente (sabe-se lá como!) desde 2018.
Há muitas novidades nessa temporada. A primeira delas em um modelo crossmedia que amplifica alcance, unindo a modernidade (Youtube) com o tradicional (rádio). Outra novidade muito bem vinda é a parceria com a VIVO através da chancela “Presença Preta”, um projeto da telefonia cujo recorte racial tenta minimizar os danos causados pelo racismo estrutural do país. E também pela primeira vez, uma temporada de entrevistas do canal terá um homenageado. Este ano, todas as entrevistas serão com artistas pretos porque quis prestar uma homenagem a Letieres Leite, músico e maestro, criador da maravilhosa Orquestra Rumpilezz, que nos deixou no ano passado, vítima de Covid. Letieres dizia que ‘toda música brasileira é afro-brasileira’ e foi a partir dessa frase que idealizei essa temporada de entrevistas.
O episódio de estreia traz uma entrevista com Martinho da Vila. O episódio vai ao ar primeiro em toda a rede Nova Brasil FM no dia 4 de setembro, às 7h. Às segundas, a entrevista completa e sem edição entra nas plataformas digitais em formato podcast no perfil da rádio. E às terças, ao meio dia, toda entrevista ganha um registro áudio visual que vai ao ar no canal Papo de Música, no Youtube.
A escolha de Martinho da Vila para a estreia se dá por muitos motivos mas principalmente pelo artista ter uma extensa obra dedicada à música, por sua imensa contribuição ao samba, por sua verve literária, pela alegria de ver um artista de 84 anos em cima dos palcos e pela sua contribuição de entendimento da música afro-brasileira.
Para os episódios de setembro já estão confirmados Sandrá de Sá no dia 11, Chico Brown no dia 18 e Liniker no dia 25. Ao todo serão 19 episódios, sendo 16 deles transmitidos na rádio e três exclusivos no YouTube (estes irão ao ar no mês de novembro em homenagem ao mês da Consciência Negra).