“Pelas Quadras do Samba” celebra o samba num ano sem Carnaval
Num ano sufocante, qualquer mergulho já é um pouco de saúde
Um ano sem Carnaval, mas sem samba, jamais. É justamente da saudade da folia e do apreço pelo ritmo e pilar da cultura brasileira que surge a websérie documental “Pelas Quadras do Samba”, que marca a estreia da temporada 2021 do canal Papo de Música, no Youtube.
Neste ano sufocante, eu (e todo setor cultural) estou tendo que rebolar dobrado para conseguir manter o Papo de Música no ar. Não é fácil ser jornalista independente. Não é fácil ser jornalista musical independente. Pior ainda é ser empreendedora de jornalismo musical independente.
Para não pirar, durante os meses de janeiro e fevereiro, mergulhei no universo de sambas-enredo por meio de conversas e pesquisas com alguns dos principais representantes deste subgênero. Deste mergulho saíram dez entrevistas inéditas e exclusivas com grandes bambas. Meu imenso apreço pelo samba e Carnaval aumentou exponencialmente depois deste projeto que recebe, a cada episódio, uma tríade de convidados.
Na estreia Altay Veloso, um dos gigantes do gênero, autor do clássico “Alabê de Jerusalém”, compositor ligado a Viradouro, atual campeã do Carnaval carioca. No quadro fixo “A História Viva do Samba”, Gabriel Policarpo e Paulo César Portugal, integrantes de diferentes gerações da agremiação, trazem lembranças afetivas resgatadas pelas suas canções preferidas.
Na próxima sexta, a única mulher entre os entrevistados da websérie, Manu da Cuíca, nome que assina o samba enredo antológico da Mangueira 2019.
LIVE’s
Este projeto contou também com quatro LIVE’s que foram ao ar no Papo de Música no mês de fevereiro:
Leandro Vieira e Pedro Willmersdorf
Luiz Antônio Simas e Jader Moraes
Helena Theodoro e Lucas Nobile
Marilda Santanna e Leonardo Bruno