Fabiane Pereira

Por Fabiane Pereira, jornalista Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Continua após publicidade

Festival de Cinema do Rio de Janeiro chega a sua 26ª edição

Um dos documentários mais aguardados da edição fala sobre a sobrecarga da maternidade

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 set 2024, 15h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Documentário dirigido por Patrícia Fróes faz sua estreia no Festival do Rio
    Documentário dirigido por Patrícia Fróes faz sua estreia no Festival do Rio (assessoria de imprensa/Divulgação)

    O Festival do Rio é, sem dúvidas, parte vital do calendário cultural da cidade. Uma referência para cineastas, profissionais do audiovisual e amantes do cinema. Este ano, o evento chega à sua 26ª edição, será realizado entre os dias 3 e 13 de outubro e continua seguindo firme na missão de criar circulação e visibilidade para o melhor da produção audiovisual brasileira e promover um intercâmbio com os destaques da produção internacional contemporânea, incluindo destaques de grandes festivais estrangeiros.

    O público terá a oportunidade de conferir uma seleção de produções diversas e contundentes com mais de 250 títulos nacionais e internacionais no maior encontro de cinema da América Latina.

    Um dos filmes mais aguardados desta edição é o documentário “Incondicional – O mito da maternidade” da cineasta Patricia Fróes. O longa pretende desnaturalizar a mulher como cuidadora nata e problematizar o conceito de instinto materno.

    “Incondicional foi um filme que me fez muita falta durante o puerpério. Ouvir mulheres falando franca e abertamente sobre melancolia, solidão e a ambiguidade que nos acompanha durante os primeiros momentos da maternidade me parecia algo tão básico que custei a acreditar que um filme assim ainda não existia”, conta Patricia. Partindo de uma jornada pessoal, o documentário tomou outro rumo quando a diretora-mãe encontrou a dimensão coletiva da questão ao abrir diálogo com outras nove mães, dos mais diversos contextos sociais, para juntas responderem a perguntas como “A maternidade é instintiva ou uma construção social?“, “Como pode um período cercado pela expectativa de felicidade e realização ser, ao mesmo tempo, tão anticlimático, exaustivo e melancólico?“, “Por que ainda é tão difícil falar sobre isso?“. Juntas, elas elaboram sobre culpa e solidão, enquanto refletem sobre as complexidades e as riquezas da maternidade.

    Continua após a publicidade

    A exibição de “Incondicional” está marcada para domingo (6), às 18h45, no Estação Net Gávea 2. Karine Teles, Luciana Fróes, Elisabeth Badinter, Gabriela Alves, Marina Mendes, Juliana Sobral, Thaianne Oliveira, Thaina Barbosa, Quéren Lopez e Lian Tai são entrevistadas por Patrícia Fróes e dividem suas experiências.

     

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.