As paraenses Roberta Carvalho e Aíla dirigem projeto no Rock in Rio
A marca Natura é idealizadora da NAVE e convocou as duas artistas para comandar o projeto
Esta semana, uma fala minha sobre a falta de diversidade nas programações musicais das rádios, dos festivais e da cadeia produtiva da música, como um todo, viralizou graças a um post do Quebrando o Tabu. Ela faz parte de uma entrevista longa que dei pro podcast “Lançando a Braba” sobre minha rotina como jornalista e radialista. No trecho que viralizou, eu questiono a falta de representantes nortistas nos espaços de divulgação musical.
Pois bem…nesta mesma semana a Natura divulgou que marcará presença novamente no Rock in Rio. Em 2019, a marca criou uma NAVE cuja proposta era conexão entre presente e futuro. Para este ano, a intenção é fazer o público vivenciar uma experiência imersiva pensada para que todos possam sentir e se aproximar de uma Amazônia contemporânea, que inspira, transborda arte e cultura, é plural, feminina, fala em primeira pessoa, é ancestral e periférica.
Para dirigir o Coletivo Criativo NAVE, a marca buscou uma artista visual paraense, Roberta Carvalho, e assinando a direção musical, a cantora e multiartista também paraense Aíla. Ao criar uma conexão emocional com o público, a NAVE pretende desconstruir o estereótipo reducionista da Amazônia e construir novos olhares empáticos sobre a potência da região.
É importante desconstruir o imagético que, nós, sudestinos, temos das pessoas que habitam a região Norte do Brasil. Só através dessa desconstrução conseguiremos vê-los artistas e profissionais da região disputarem quaisquer espaços.
A NAVE criada pela Natura, marca que há quase 20 anos, através da plataforma de cultura Natura Musical, vem fomentando a cena musical brasileira, pretende encantar visitantes da Cidade do Rock com a abundância da Amazônia e gerar mobilização em prol do futuro do planeta.
O Rock in Rio Brasil 2022 acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, no Rio (Parque Olímpico, Barra da Tijuca) mas o projeto vai extrapolar as fronteiras da Cidade do Rock e ganhar as ruas, as mídias digitais e se transformar em uma grande plataforma de comunicação, impactando o público em geral.
Para Roberta Carvalho, diretora artística da NAVE, o público vai se surpreender com a pluralidade cultural e riqueza da região, apontadas pelos olhares de dezenas de artistas. “Estamos construindo uma experiência imersiva que fala de uma Amazônia contemporânea, com uma narrativa poética audiovisual, criada a partir de obras de artistas amazônicos que pensam ativamente o agora, com imagens potentes, diversidade de linguagens e um projeto sonoro arrebatador”, conta Roberta.
E já que estamos promovendo os profissionais da região Norte do país, o projeto, NAVE, também contará com experiências imersivas e grandiosas que vão fazer o público mergulhar na região amazônica. Uma das atrações imperdíveis são as enormes projeções que vão do chão ao teto, trazendo a Amazônia em primeira pessoa sob a voz e ótica de artistas da região. Outra novidade será a presença da maior aparelhagem já construída por João do Som, criador das famosas aparelhagens Crocodilo, Tupinambá e reconhecido “arquiteto” que constrói as tradicionais esculturas famosas nas festas de tecnobrega do Pará. A aparelhagem terá um formato simbólico, de um barco, típico dos rios amazônicos, porém estilizado pelo olhar de Seu João, e vai transformar a NAVE em uma grande festa pulsante, dançante, contemplando apresentações musicais e diversas atrações que retratam a multiplicidade sonora da Amazônia: o som que nasce nas periferias, a música pop contemporânea e a tradição dos povos originários. Encontros inéditos, pensados especialmente para o barco-aparelhagem.
Tem espaço pra todo mundo e a música brasileira só é o que é pela sua diversidade. Então que saibamos promovê-la na prática e não apenas no discurso.
Cedae faz manutenção na terça (25) e vinte bairros do Rio serão afetados
Pista ganha nome de Phil Haegler; missa de sétimo dia foi marcada
Sim, Gracyanne Barbosa lançou uma linha de ovos ‘de galinhas talentosas’
Ela enganou todo mundo! Marca de ovos de Gracyanne era ação publicitária
Dionísio Chaves assume a curadoria de vinhos do Guanabara





