Fabiane Pereira Por Fabiane Pereira, jornalista
Continua após publicidade

7ª edição do Festival Faro será on-line e vai celebrar novos artistas

Músicos independentes da nova geração carioca (ou radicados no Rio de Janeiro) poderão tocar no rádio e nas redes

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 jul 2020, 12h24 - Publicado em 13 jul 2020, 12h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O programa de rádio FARO – transmitido semanalmente na MOOD FM (104.5 FM) – vai promover a 7ª edição do Festival FARO, entre os dias 21 e 25 de setembro. A edição será realizada on-line e vai celebrar artistas independentes que estejam dando seus primeiros passos na carreira. Com transmissão simultânea na página do FARO no Facebook e no canal Papo de Música, no Youtube, o festival vai promover a música brasileira produzida na cidade do Rio de Janeiro.

    Publicidade

    O festival é uma extensão do FARO, programa que em 2020 completa 12 anos de existência no dial carioca. Apresentado por mim, o FARO, desde seu surgimento, abre espaço para a nova safra de músicos contemporâneos.

    Publicidade

    Sabemos que 2020 é um ano desafiador para todos. Muito pouco do que foi planejado no último réveillon foi colocado em prática. O in loco deu lugar para o on-line. Mas como curadora do FARO, continuo indo atrás de novos artistas do Oiapoque ao Chuí para apresentar aos ouvintes do programa a diversidade ímpar da música brasileira. Nas edições anteriores do Festival Faro misturávamos, no palco, sons das cinco regiões do país. Mas desde que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia do novo coronavírus, o mundo precisou se adaptar a este novo momento e os festivais de música Brasil afora também.

    A esta altura já é sabido por todos que a classe artística foi uma das primeiras a parar suas atividades para evitar aglomerações e, consequentemente, o aumento de contaminados pelo vírus. Todos os profissionais da cadeia produtiva da música viram seus rendimentos caírem. Muitos artistas independentes viram sua fonte de renda desaparecerem por completo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Pensando nesses profissionais independentes que ainda estão em início de carreira e moram no Rio de Janeiro, cidade em que as políticas públicas voltadas para a cultura são precárias, decidimos promover a 7ª edição do Festival Faro neste novo formato cujo regulamento segue abaixo.

    Digo “decidimos” porque o FARO é uma marca que pertence a empresária Ariane Carvalho (rádio MPB FM e casa de shows Miranda) e toda e qualquer decisão referente ao programa passa por ela. Ariane é uma espécie de mecenas contemporânea da música brasileira e, nesta edição do festival, também vai assinar a curadoria junto a outros profissionais.

    Publicidade

    O Festival FARO 2020 vai continuar celebrando os encontros musicais e propondo uma diversidade de olhares, vozes, gêneros, cores, perspectivas e sentidos. Queremos compreender as várias camadas que constituem esse atual cenário da música produzida na cidade do Rio de Janeiro. Serão dez artistas, cinco encontros. Seis destes artistas serão escolhidos pela curadoria. Outros quatro serão escolhidos através de voto popular. Todos os artistas do line up precisam cantar em português e estar em construção de carreira nos últimos anos.

    Continua após a publicidade

    Os encontros musicais serão presenciais e realizados com toda segurança em um local na cidade do Rio de Janeiro. Todos os encontros serão transmitidos online.

    Publicidade

    O Faro MPB é transmitido todos os domingos, em 104.5 FM, no dial carioca, às 21h.

     

    Publicidade

    Patrocínio (ou a falta dele)

     

    Publicidade

    O Festival FARO 2020 ainda não tem patrocínio e como muitos artistas estamos buscando uma marca que entenda a importância de fomentar a música, formar novas plateias e ajudar esta cadeia produtiva a sair mais fortalecida desta crise sem precedentes. Sabemos que os festivais são hoje um ambiente de conexão direta com o público e de circulação da produção contemporânea. Fortalecer os festivais é fortalecer toda uma cena.

    Regulamento: 7ª edição do Festival Faro

     

    Publicidade

    Inscrições 

     

    –> Pelo menos 01 link de uma apresentação ao vivo

    –> Pelo menos 01 link para audição do trabalho

    Continua após a publicidade

    –> Release completo do trabalho mais recente

    –> Release biográfico sobre o artista

    –> 02 fotos de divulgação (recentes)

    Continua após a publicidade

    Importante

     

    Publicidade

    O Festival FARO preza pela diversidade cultural e identitária que são o reflexo da cidade do Rio de Janeiro. Serão desclassificadas as participações de conteúdo ofensivo, calunioso, difamatório, injurioso, racista, machista, homofóbico e de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, com linguagem grosseira, obscena ou pornográfica.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.