Imagem Blog

Dudu Netto

Por Dudu Netto, educador físico, mestre em motricidade humana e diretor técnico do grupo Bodytech
Saúde
Continua após publicidade

Snack Exercise: uma alternativa acessível de combate ao sedentarismo

Passar muito tempo sentado tem uma relação direta com o aumento no risco de morte e é tão grave que praticamente anula os benefícios do treino diário

Por Dudu Netto
20 jun 2023, 10h00

Esta é uma abordagem fácil, prática e eficaz de acrescentar atividade física à sua rotina diária. O conceito consiste em breves períodos de esforços intensos (1 minuto) em intervalos ao longo do dia (três vezes). Uma estratégia que visa melhorar a saúde do coração e reduzir o impacto de um estilo de vida sedentário com ênfase na saúde cardiometabólica.

Esses estímulos podem evitar mudanças indesejáveis ​​nos nossos músculos, decorrentes da perda de força e potência muscular, a partir da adoção de um estilo de vida sedentário.  Inúmeras evidências científicas reforçam a ideia de que devemos ficar menos tempo sentados. E ainda mais importante, as desvantagens de ficar sentado por muito tempo para a saúde metabólica podem ser tão graves que praticamente anulam os benefícios à saúde de um treino diário.

Em um estudo publicado na Nature Medicine (2022) foi constatado que pequenas quantidades de atividade física intensa, vigorosa e intercalada ao longo do dia estão associadas a um risco reduzido de morte.

Então, como saber se a atividade que você está realizando pode ser considerada intensa? Na verdade, é bem mais simples do que parece. Durante os estímulos vigorosos, provavelmente será impossível dizer mais do que algumas palavras sem ser obrigado a parar para respirar. Simples não?

Quais atividades podem ser utilizadas? Se você é daqueles não consegue seguir uma rotina tradicional de exercícios, aqui estão três dicas para começar:

Continua após a publicidade

1)     Subir escadas: se você mora em um prédio, tem escadas em casa ou no trabalho, faça delas parte do seu trajeto diário. Sempre que possível, procure subir com um certo esforço ao longo do dia.

2)     Pular corda: é uma maneira divertida de estimular seu sistema cardiovascular em curtos períodos.

3)     Exercícios de peso corporal: muitas pessoas passam muito tempo sentadas, para amenizar os efeitos da inatividade, faça um minuto de exercício utilizando apenas seu peso corporal, priorize os exercícios que envolvam várias articulações tais como: polichinelos, flexão de braços, passadas e agachamentos.

As dicas são simples e fáceis de serem colocadas em prática. O objetivo é realmente ajudar a modificar seu perfil metabólico, adicionando mais movimento à sua rotina diária. É importante se manter ativo para não colocar a vida em risco.

Continua após a publicidade

Uma vez que a falta de tempo é a grande barreira para a maioria dos brasileiros sedentários, onde 70% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Esse novo conceito do exercício, pode ser realizado em pequenas doses (SNACKS) e não requer nenhum equipamento especial, tornando-se uma solução bastante promissora e mais fácil de manter no dia a dia.

O que é especialmente bom sobre esse novo conceito é que não implica na necessidade de nenhum tipo de equipamento, acessório, local específico e até mesmo roupa apropriada.  Qualquer lugar e hora pode ser apropriado para se exercitar.

Por tratar-se de uma intervenção que busca uma melhoria concomitante do condicionamento aeróbio, força e potência estas são intimamente ligadas a saúde, estamos diante de algo que pode influenciar substancialmente na qualidade de vida da nossa população.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.