Imagem Blog

Dudu Netto

Por Dudu Netto, educador físico, mestre em motricidade humana e diretor técnico do grupo Bodytech Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Saúde
Continua após publicidade

Estratégias para combater o sedentarismo entre crianças e adolescentes

Ideias simples e poderosas podem garantir a saúde

Por Dudu Netto
20 jul 2023, 15h33
Crianças ao ar livre realizando atividade física em um campo.
Crianças praticando atividade física (Lukas/Pexels)
Continua após publicidade

A obesidade infantil é uma das maiores ameaças à saúde das famílias. Nos Estados Unidos, quase um terço das crianças e adolescentes estão com sobrepeso ou obesos. A obesidade aumenta os riscos ao longo da vida para doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, asma e várias outras comorbidades. Está ligada a outros problemas de saúde importantes durante a infância.

As diretrizes nacionais recomendam pelo menos 60 minutos de atividade moderada a vigorosa todos os dias para crianças e adolescentes, mas a maioria dos jovens não atinge esse objetivo. A quantidade de tempo que este público passa diariamente em atividades sedentárias cresceu nos últimos anos devido a vários fatores, como os avanços tecnológicos, o aumento do tempo em frente as telas e as mudanças nos padrões de vida.

As vantagens da atividade física, assim como a adoção de hábitos saudáveis, são cruciais em todas as fases da vida, mas é na infância que se formam as rotinas de bem-estar. A prática de exercícios desde a primeira infância tem muitas vantagens, tanto no presente como no futuro. Entre os benefícios estão:  o desenvolvimento motor, redução e controle de doenças cardiovasculares, fortalecimento do sistema muscular, controle de peso, melhora da resistência aeróbica, aumento da qualidade do sono, da autoestima, do foco, da concentração e do domínio do próprio corpo.

A atividade física libera hormônios importantes para o bem-estar e para a saúde mental. As endorfinas produzem uma sensação de alegria e são usadas para tratar e prevenir a tristeza e a ansiedade. Além disso, o exercício ajuda a dormir melhor, previne a insônia, estimula a produção de serotonina e funciona como um precursor da melatonina, o hormônio que regula o sono.

De acordo com pesquisas recentes, a atividade física melhora o desempenho mental, a

Continua após a publicidade

concentração e o controle executivo, que inclui trabalho de memória e da flexibilidade cognitiva, bem como, a resistência à distração e manutenção do foco. “Isso ajuda as crianças a se tornarem mais focadas, menos impulsivas e as prepara melhor para aprendizado.

Aqui estão alguns métodos eficazes de estratégias para evitar o comportamento sedentário na juventude:

  1. Promover a atividade física entre os jovens e incentivar o envolvimento em esportes como dança, ciclismo, caminhadas ou artes marciais.

      2.Limitações: estabelecer restrições sobre o tempo que as crianças e adolescentes podem passar assistindo TV, usando computadores, smartphones ou jogando videogames.

Continua após a publicidade

    3.Incentivar o transporte ativo: as crianças devem ser encorajadas a se locomover de maneira ativa. Ao invés de depender de veículos para viagens curtas, é importante promover caminhadas, o uso da bicicleta para a locomoção ou o uso público de transporte.

   4.Inclusão de exercícios físicos nas atividades cotidianas: seja a inspiração para as crianças e inclua exercícios no dia a dia, por exemplo, subir escadas de dois em dois degraus, levar o cachorro para passear, colocar em um quadro as opções de modalidades para serem realizadas durante a semana: basquete, futebol, andar de bicicleta.

  5.Promova o envolvimento em ligas esportivas comunitárias ou escolares para apoiar os esportes organizados e a Educação Física.

Continua após a publicidade

 6.Mantenha as opções agradáveis e diversificadas: ofereça aos jovens a chance de experimentar vários esportes, desta maneira, eles vão aproveitar mais a modalidade escolhida. Considerar o planejamento de atividades comunitárias ou familiares é uma forma agradável de trocar experiências e criar memórias.

  7.Encorajar o envolvimento em atividades em grupo que exijam trabalho em dupla é uma forma prazerosa para promover laços sociais. Os jovens são mais propensos a se envolver em atividade física regular se fizerem parte de uma equipe ou de um grupo social que oferece motivação, responsabilidade e prazer.

É importante observar as vantagens que a atividade física pode proporcionar quando combinada com uma dieta balanceada, descanso e supervisão adequada para garantir a segurança durante o exercício ou esportes. Além disso, tenha em mente que para garantir que os jovens gostem de ser fisicamente ativos, as soluções devem ser adaptadas aos seus interesses únicos.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.