Imagem Blog

Dudu Netto

Por Dudu Netto, educador físico, mestre em motricidade humana e diretor técnico do grupo Bodytech
Saúde
Continua após publicidade

Dicas de atividades e cuidados durante atividade física no verão

Use e abuse dos exercícios ao ar livre com cuidado e precaução

Por Dudu Netto
15 dez 2023, 19h45

Com os dias mais longos e o sol brilhando, é o momento perfeito para explorar atividades físicas ao ar livre. A ideia é mergulhar em uma variedade de propostas para manter-se ativo neste verão. Desde caminhadas, circuito funcional até aulas de ioga à beira-mar, há algo para todos. Mas tão importante quanto se exercitar é estar seguro. Vou compartilhar dicas essenciais para garantir que as suas experiências de treino ao ar livre sejam não apenas prazerosas, mas também seguras.

Prepare-se para energizar seu corpo e mente com as nossas sugestões inspiradoras para um verão ativo e saudável.

Um número crescente de pesquisas mostra que a interação com a natureza pode impactar positivamente na nossa saúde e bem-estar, aliviar o estresse, promover a concentração e pensamento claro. Um estudo realizado na Universidade de Essex identificou quatro razões principais pelas quais as pessoas gostam dos exercícios ao ar livre:

  1. Conexões naturais e sociais: estar com amigos e familiares, criar laços com animais de estimação, observar a vida selvagem, evocar memórias de tempos mais felizes do passado (por exemplo, passeios especiais) e estimular sentimentos espirituais;
  2. Estimulação sensorial: observar cores e sons da diversidade da natureza, respirar ar fresco, estar exposto ao clima, experimentar sensação de aventura/emoção/diversão e desfrutar de uma fuga da poluição;
  3. Atividade: aprender habilidades manuais, realizar tarefas fisicamente desafiadoras e aproveitar a energia das atividades físicas;
  4. Escapar da vida moderna: ter tempo para pensar e refletir/limpar a cabeça, fugir de pressões e estresse, recarregar as energias.

Felizmente, existem muitas maneiras de se manter ativo ao ar livre com ou sem equipamento. Aqui está uma lista com 5 sugestões de atividades ao ar livre que você pode experimentar:

Continua após a publicidade

1) Circuito Funcional:  o treino funcional ao ar livre é uma excelente alternativa para quem busca um treinamento completo, desafiador e eficiente. Tanto para quem é iniciante quanto para quem já está se exercitando, umas das opções mais seguras que podemos indicar, são os circuitos funcionais que podem ser realizados outdoor, uma vez que podem ser adaptados a seu nível de condicionamento físico, abrangem exercícios para o corpo todo, com excelente gasto energético, além de proporcionarem uma maior interação social e por isso é mais motivante. Você irá desenvolver sua força e resistência de maneira integrada, ou seja, trabalhando diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Outro benefício do treino funcional é o aprimoramento da coordenação motora e equilíbrio. Com a prática regular, você irá aprimorar sua capacidade de se movimentar de forma eficiente e equilibrada.

 2) Beach Tennis: essa atividade caiu no gosto dos brasileiros por ser uma modalidade fácil e divertida, e mais importante, ela é simples e fácil de aprender. Trata-se de um esporte completo, isso quer dizer que movimenta o corpo todo, sendo assim é uma atividade com alta demanda energética.

3) Yoga: pode ser tão difícil ou tão fácil quanto você desejar. É por isso que é uma ótima opção para os treinos de verão: sendo extremamente versátil, permitindo uma adaptação que atenda às suas necessidades e interesses. Atualmente existem diversas formas de yoga, mas em sua grande maioria, todas elas incluem três princípios básicos: técnicas de respiração (pranayama), posturas / poses (asanas) e meditação (dhyana). A atividade favorece o fortalecimento e alongamento de todos os músculos do corpo, resistência, enorme melhoria da flexibilidade e equilíbrio, redução das tensões físicas mentais e emocionais.

Continua após a publicidade

 4) Caminhada: trata-se de uma atividade segura e eficiente para obter resultados satisfatórios tanto na saúde física e mental. Pela sua característica de baixo impacto e também a possibilidade de ser prescrita em diferentes níveis de intensidade, é uma atividade bastante democrática.

  1. Esportes recreativos: se você prefere praticar esportes como forma de exercício, existem muitas opções excelentes. A ideia central é utilizar o esporte como instrumento de atração, aproveitando o poder sedutor que o exercício exerce sobre nós, para desenvolver as competências sociais, cognitivas, produtivas e pessoais dos praticantes.

 As opções são muitas, vão do futebol, Voleibol, Basquetebol até mesmo os menos populares como Golfe. A prática de esportes é algo divertido, trabalha vários grupos musculares e promove a melhoria do condicionamento cardiovascular, ou seja, é um combo de benefícios.

Os treinos ao ar livre são uma excelente alternativa para quem busca treinamento completo, desafiador e eficiente. Lembre-se de adaptar os exercícios às suas necessidades e capacidades, e consulte sempre um profissional de Educação Física para orientá-lo corretamente.

Continua após a publicidade

Escolha uma modalidade que goste: ou ao menos pense que goste. Assim será mais fácil dar continuidade ao exercício. Você estará cercado de oportunidades de tornar-se fisicamente ativo. O ideal é encontrar alguma atividade que lhe proporcione certa dose de euforia. Outra maneira de manter a motivação é variar sempre os exercícios.

Com perseverança e dedicação, você conseguirá alcançar seus objetivos e desfrutar de todos os benefícios que as atividades ao ar livre têm a oferecer. Mas não se esqueça de seguir as recomendações a seguir:

– Praticar exercícios em clima quente submete o corpo a uma dose extra de estresse. Se você não tomar cuidado ao se exercitar no calor, pode causar doenças graves.

Continua após a publicidade

– Independentemente da atividade, se você se exercita ao ar livre durante o verão, é fundamental tomar precauções para prevenir doenças relacionadas ao calor.

–  Esteja atento a temperatura;

– Faça uma adaptação ao clima e temperatura;

Continua após a publicidade

– Tenha consciência do seu nível de condicionamento físico;

– Monitorar a intensidade;

– Atenção a reposição hídrica, beba água antes, durante e após a atividade física;

– Usar vestimenta adequada;

– Evitar os períodos de calor mais intenso;

– Tenha conhecimento das suas limitações médicas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.