Imagem Blog

Daniel Sampaio

Por Daniel Sampaio: advogado, ativista do patrimônio e fundador do Instagram @RioAntigo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Mês do Patrimônio no Iphan: visitas revelam ao público o restauro da sede

Agenda carioca homenageia o patrimônio histórico nacional com apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa e outras atividades abertas ao público

Por Daniel Sampaio Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 ago 2025, 19h39 - Publicado em 8 ago 2025, 19h02
ambiente histórico com lustres acesos
Resultado do processo de restauro do Edifício Docas dos Santos —sede do IPHAN-RJ na Avenida Rio Branco — poderá ser conhecido pelo público em duas visitas guiadas, nesta terça-feira, dia 12/8, como parte da agenda gratuita do Mês do Patrimônio (Oscar Liberal / Iphan/Divulgação)
Continua após publicidade

Pela primeira vez, o Edifício Docas de Santos, sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), será aberto ao público para visitas guiadas, marcando um momento histórico após a conclusão de um amplo e cuidadoso processo de restauração.

Após um longo período de obras, essa joia da arquitetura brasileira — inaugurada em 1908 e tombada em 1978 pelo Iphan —volta ao seu antigo esplendor. Em estilo eclético, a edificação, conhecida como RB46 — uma alusão às iniciais da rua e ao número do prédio — , é uma homenagem ao centenário da abertura dos Portos do Brasil. Por isso, apresenta uma variedade de elementos náuticos ornamentando fachadas e ambientes internos. Foi cedida até a década de 1980, quando foi devolvida para a União. A partir de 1986, passou a ser ocupada pela Fundação Nacional Pró-Memória e, posteriormente, pelo Iphan-RJ.

Com investimento de mais de R$ 18 milhões do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, as obras contemplaram a recuperação da fachada, com seus ornamentos e cantaria, a renovação das instalações elétricas e de incêndio, a implantação de um sistema de segurança e a adaptação dos ambientes para acessibilidade. Também foram restaurados bens móveis e integrados, esquadrias, pisos e paredes e a modernização do elevador original.

Mas fique atento e programe-se: as duas únicas visitas guiadas até agora previstas pelo Iphan-RJ acontecerão na manhã desta terça, dia 12/8, em dois horários (10:00 e 11:00) e terão lotação máxima de 30 pessoas cada uma, definidas por ordem de chegada (ao chegar, o público deve garantir lugar antes de cada passeio, obtendo pulseira a ser distribuída no protocolo do Iphan-RJ, no térreo.

As imperdíveis visitas guiadas fazem parte de uma programação especial que ocupará a sede do Iphan-RJ nesta semana, de 11 a 15 de agosto. O órgão federal promoverá uma série de atividades gratuitas em sua sede, no Centro do Rio, como parte de uma agenda nacional promovida pelo Iphan para comemorar o Mês do Patrimônio.

mulheres entregam doces para crianças
No Mês do Patrimônio de 2024, as Baianas do Acarajé falaram sobre o ofício delas e fizeram degustação dos quitutes com crianças presentes (Ana Carla Pereira / Iphan/Divulgação)
Continua após a publicidade

Em 2025, sob o tema “Mês do Patrimônio — Participação Social, Territórios e Sustentabilidade”, o Instituto propõe uma programação descentralizada e colaborativa, com ações promovidas por suas superintendências regionais, em parceria com a sociedade civil organizada em todo o país.

Entre os destaques no Rio de Janeiro, estão as participações do apresentador e carnavalesco Milton Cunha e de representantes da Beija-Flor de Nilópolis na quarta-feira (13/8), em uma mesa de debate sobre cultura afro-brasileira e a escolha do Bembé do Mercado — maior candomblé de rua do mundo, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2019 — como o enredo da escola de samba para o Carnaval de 2026. O dia também contará com oficina do Afoxé Filhos de Gandhi e apresentação da bateria da Beija-Flor.

Ao longo da semana, haverá mesas de debate sobre jogos na educação patrimonial, o Choro como bem cultural, a presença feminina no Forró e na Literatura de Cordel, além da importância do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, oito anos após seu reconhecimento como Patrimônio Mundial pela Unesco. Estão previstas ainda oficinas, exibição de filme, visitas guiadas, apresentações de manifestações culturais reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil, como Jongo e Cordel, e expositores da Feira Circuito Carioca

Sobre o Dia do Patrimônio: 

Continua após a publicidade

O dia 17 de agosto foi escolhido para ser o Dia do Patrimônio em homenagem ao advogado e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, que fundou o Iphan em 1937. A data comemorativa tem o objetivo de celebrar e promover a preservação do patrimônio cultural brasileiro, tanto material quanto imaterial.

AGORA, confira a programação completa:

Segunda-feira (11/8)

  • 09:30 às 10:00 – Café de boas-vindas
  • 10:00 às 10:20 – Abertura do evento
  • 10h30 às 12h30 – Mesa de debate “Jogos para uma Educação Patrimonial”, com Valter Bispo, Rafael Koury, Lucas Nascimento e Renata Prado – Mediação: Murilo Carvalho Pinho
  • 14:00 às 15:30/15:30 às 17:00 – Oficina de educação patrimonial com Experimente Cultura, Maloca Games e Mestre Griô (exclusiva para alunos da rede municipal de ensino)

Terça-feira (12/8)

Continua após a publicidade
  • 10:00 às 11:00/11:00 às 12:00 – Visitas guiadas ao prédio da superintendência
  • 13:30 às 15:00 – Exibição do filme Choro
  • 15:00 às 15:30 – Intervalo
  • 15h30 às 16h30 – Mesa de debate “Entre cordas e sopros: o Choro como Patrimônio Cultural do Brasil”, com Pedro Aragão, Paulo Aragão, Carlos Chaves, Pedro Aspahan e Ana Rabello – Mediação: Leandro Salgueirinho
  • 16:30 às 18:00 – Apresentação de Choro com o grupo Caras & Coroas

Quarta-feira (13/8)

  • 09:00 às 17:00 – Feira Circuito Carioca e expositores (Literatura de Cordel e Matrizes Tradicionais de Forró)
  • 09:30 às 10:00 – Café de boas-vindas
  • 10:00 às 12:00 – Mesa de debate “Cultura Afro-brasileira: Bembé virou samba”, com Milton Cunha e integrantes da Beija-Flor de Nilópolis – Mediação: Edivaldo Menezes
  • 14:00 às 17:00 – Oficina com Afoxé Filhos de Gandhi (exclusiva para alunos da rede municipal de ensino)
  • 17:00 às 18:00 – Apresentação da bateria da Beija-Flor de Nilópolis

Quinta-feira (14/8)

  • 09:00 às 17:00 – Feira Circuito Carioca e expositores (Literatura de Cordel e Matrizes Tradicionais de Forró)
  • 09:30 às 10:00 – Café de boas-vindas
  • 10:00 às 12:00 – Mesa de debate “Forró e Cordel: a potência da presença feminina”, com Mirele Guedes Maravilhas, Norma Nogueira e Maria do Rosário Pinto – Mediação: Ana Carolina Nascimento (CNFCP/Iphan)
  • 14:00 às 16:00 – Oficina de Literatura de Cordel, com Maria do Rosário Pinto (exclusiva para alunos da rede municipal de ensino)
  • 16:00 às 17:00 – Oficina de Forró para adultos, com Mônica Cardoso da Silva e Thays Espíndola (limite de até 20 pessoas)
  • 17:00 às 18:00 – Apresentação do Projeto Mulher Forrozeira
Continua após a publicidade

Sexta-feira (15/8)

  • 09:00 às 17:00 – Feira Circuito Carioca e expositores (Literatura de Cordel e Matrizes Tradicionais de Forró)
  • 09:30 às 10:00 – Café de boas-vindas
  • 10:00 às 12:00 – Mesa de debate “Cais do Valongo: Oito anos do Brasil para o Mundo”, com Thiago Gomide, Mônica Sanches, Alexandre Nadai (Instituto Pretos Novos), Gracy Moreira (Casa da Tia Ciata) e Célio Oliveira (Afoxé Filhos de Gandhi) – Mediação: Eliel Moura (Fundação Cultural Palmares)
  • 14:00 às 17:00 – Exposição das bonecas com artesãs do Quilombo São José da Serra/Valença
  • 14:00 às 16:00 – Oficina de Jongo com grupo de Jongo do Quilombo São José da Serra/Valença (exclusiva para alunos da rede municipal de ensino)
  • 16:00 às 17:00 – Encerramento: Homenagem aos “Amigos do Patrimônio do Rio de Janeiro”
  • 17:00 às 18:00h – Apresentação Roda de Jongo do Quilombo São José da Serra/Valença

 

Serviço:

Onde: Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro

Endereço: Avenida Rio Branco, 46 – Centro, Rio de Janeiro/RJ

Continua após a publicidade

Mais informações: gabinete.rj@iphan.gov.br – (21) 3512-3025/ 96654-8978

ENTRADA GRATUITA (SUJEITA À LOTAÇÃO)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.