Livro que mescla fotos antigas e atuais do Rio é relançado em crowdfunding
Financiamento coletivo permitirá a reimpressão da obra “Augusto Malta Revival” em tiragem limitada de 150 cópias. Prazo para participar vai até o dia 24.
Depois de um lançamento estrondoso no final de 2023, quando esgotou toda a tiragem, o livro “Augusto Malta Revival” está de volta. Desta vez, em formato de financiamento coletivo (cujo prazo se esgota no dia 24 de novembro) e apenas 150 cópias disponíveis.
Projeto de 10 anos do fotógrafo Marcello Cavalcanti, o livro apresenta 60 imagens do Rio mesclando o antigo com o novo e revelando diferenças entre arquitetura, costumes, meios de transporte e urbanização da Cidade Maravilhosa.
Marcello começou a fazer as montagens digitais em 2013, re-fotografando a cidade pelos mesmos ângulos do célebre Augusto Malta (1864-1957), fotógrafo oficial da Prefeitura do Distrito Federal, que registrou o Rio no início do século XX, durante o “bota-abaixo” do prefeito Pereira Passos. As fotos de Malta mostram um Rio quase lúdico, mais vazio, com casario de dois andares e bondes circulando pelas ruas, enquanto as imagens de Cavalcanti acrescentam taxis, bicicletas, arranha-céus e muita, muita gente nas ruas.
Batizado de “Augusto Malta Revival”, o projeto fotográfico viralizou e, em 2015, ganhou uma exposição no Centro Cultural Light, dentro do calendário de comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro. |Entretanto, foi só em 2023 que o livro foi finalmente lançado, com uma palestra, roda de conversa e exposição das imagens no telão de um cinema lotado. A tiragem inicial, de quase 500 cópias, se esgotou rapidamente, deixando muita gente a ver navios… até agora.
Como funciona o financiamento coletivo
No financiamento coletivo (ou crowdfunding) os interessados fazem uma pré-compra do livro, na plataforma Benfeitoria clicando neste link aqui. O preço é o mesmo do lançamento, R$ 220.
Caso a campanha chegue na meta estipulada (cerca de R$45 mil reais para produção dos 150 livros) a gráfica roda a produção e todos os colaboradores recebem seus livros em casa, ainda em dezembro. Caso a meta não seja atingida, o valor da pré-compra será automaticamente estornado pela própria plataforma a todos que participaram.
“O livro foi um sucesso e muita gente reclamou comigo que queria comprar outras cópias para presentear, mas infelizmente elas se esgotaram, comigo e nas livrarias. Por isso resolvemos fazer esse financiamento coletivo, justamente no final do ano, pois o livro pode ser um ótimo presente de Natal” — explica o autor, que revela ainda um “mimo” para os compradores — “quem comprar o livro terá seu nome impresso na própria obra, em uma página onde vamos citar e agradecer nominalmente a todos os 150 colaboradores que fizeram parte dessa história”.
Marcello ressalta ainda que o prazo é curto para alcançar a meta:
“Temos apenas até o dia 24 de novembro para chegar na meta, portanto, todos que realmente querem o livro precisam realizar a pré-compra o quanto antes. Não teremos esse livro na livraria, somente poderá ser adquirido por meio da participação nesse financiamento coletivo, por isso não deixe para depois. É um projeto lindo, o livro é bilíngue, tem um QR code que mostra no mapa onde as fotos foram feitas, e, apesar de ter um texto baseado na história da cidade, as crianças adoram viajar nas imagens e tentar identificar os locais.. É um livro para toda a família” finaliza.