Imagem Blog

Daniel Sampaio

Por Daniel Sampaio: advogado, ativista do patrimônio, embaixador do turismo carioca e fundador do Instagram @RioAntigo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

A Batalha de Flores: uma tradição perdida da “Belle Époque” carioca

Inicialmente realizado no carnaval, esse evento passou a integrar o calendário do Rio de Janeiro nas primaveras do início do século XX

Por Daniel Sampaio Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 set 2022, 14h54
charretes e bicicletas decoradas para a Batalha de Flores no Campo de Santana, em 1903 -
Batalha de Flores no Campo de Santana, em 1903 -  (Augusto Malta - Coleção Família Passos - acervo do Museu da República/Reprodução)
Continua após publicidade

Chegou a Primavera, a estação das flores! Para marcar este momento de transição, vamos revisitar uma tradição perdida em nossa cidade: a Batalha de Flores.

Oriunda do carnaval de Nice, na França, essa festividade chegou ao Brasil em 1888, tendo ocorrido pela primeira vez em Petrópolis, como substituição ao “entrudo”, que era considerado pela elite uma forma selvagem e grotesca de diversão.

No início do século XX, as batalhas de flores passaram a ser realizadas na chegada da Primavera, e não mais no carnaval. As elegantes batalhas de flores promovidas pelo então Prefeito Pereira Passos (1902-1906) consistiam em desfiles de carruagens, charretes, pequenas embarcações e raríssimos automóveis, decorados com uma enorme variedade de flores, e aconteciam no Campo de Santana.

Na batalha, as pessoas atiravam umas nas outras “ramalhetes de flores da menor dimensão possível”. Com o passar dos anos, as batalhas voltaram para a época de carnaval, acontecendo também na recém-inaugurada Av. Beira-Mar, a partir de 1907.

As flores foram também sendo substituídas pelos tradicionais confete e serpentina…e as charretes por cada vez mais automóveis. Logo, nasceria outra tradição carnavalesca perdida, descendente direta das batalhas de flores: o corso carnavalesco.

*Daniel Sampaio é carioca do Grajaú. Advogado, ativista do patrimônio e embaixador oficial da cidade pela Rio Tur. Fundou há 10 anos o perfil @RioAntigo no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.