Imagem Blog

Confesso que Comi Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog de gastronomia
Continua após publicidade

O Barão desce a serra

Admirado por foodies que frequentam Itaipava e consagrado por publicações especializadas, o chef Alessandro Vieira, dono do restaurante Barão Gastronomia, está se dividindo entre o Rio e a serra. Ele acaba de assumir o comando do Guy Bistrô, na Fonte da Saudade – insatisfeita, a antecessora Elba Ximenes deixou recentemente a sociedade com o francês […]

Por fabiocodeco
Atualizado em 25 fev 2017, 18h57 - Publicado em 21 set 2013, 00h40

O chef Barão: agora com um pé no Rio

Admirado por foodies que frequentam Itaipava e consagrado por publicações especializadas, o chef Alessandro Vieira, dono do restaurante Barão Gastronomia, está se dividindo entre o Rio e a serra. Ele acaba de assumir o comando do Guy Bistrô, na Fonte da Saudade – insatisfeita, a antecessora Elba Ximenes deixou recentemente a sociedade com o francês Guy Aziza. E vem promovendo uma repaginada geral no endereço, renovando do uniforme da equipe à decoração. “Será um novo Guy. Quero trazer a França para todos os detalhes, a louça, as receitas, o visual”, conta o mestre-cuca, que mexerá na padaria, na confeitaria e modificará todo o cardápio do bistrô. “Ficará um ou outro clássico, como o medalhão à moda Guy, mas mesmo estes terão um toque pessoal”, avisa. O novo menu, que só estará pronto em dois meses, fundirá a culinária francesa e ingredientes locais. Ele já vem trabalhando em receitas como uma baguete com raspas de limão e pimenta e um pão com presunto pata negra. Também incluirá iguarias como escargot e ostras frescas, e lançará um menu degustação. O convite partiu de Afonso Moura, proprietário do japonês Yumê, atual sócio de Aziza, com quem o Barão, com é conhecido o cozinheiro, volta e meia trabalha.

Peito de ganso, purê de batata com sal trufado e molho de frutas do bosque: criação recente

Filho de um caminhoneiro com uma dona de casa, Barão nasceu em Três Rios, mas foi criado em Areal, nos arredores de Petrópolis. Decidido a não seguir a carreira do pai, como fizeram outros dois irmãos, começou a pensar em que rumo daria à sua vida. Viu que o que gostava mesmo era de ver a mãe na cozinha. “A gente não tinha geladeira. Então, minha mãe abatia o porco, preparava a carne e deixava em panelões com banha para poder conservar. Achava aquilo muito curioso”, lembra. Um dia, se ofereceu para ajudar a matriarca no preparo da ceia de Natal e descobriu uma vocação. Dias depois, bateu, de mala e cuia, na porta da Locanda Della Mimosa, reduto de alta gastronomia que estava sendo inaugurada pelo respeitado chef Danio Braga (“meu mestre maior”), e pediu um emprego. Conseguiu, como lavador de pratos. Pediu para ajudar na confeitaria e, dois meses depois, já preparava sobremesas inteiras. E não parou mais. Trabalhou no Enotria, com o próprio Danio Braga, no Copacabana Palace (com Dominique Guérin e Luiz Incao), no Le Pré Catelan (com Guérin e Roland Villard), no Troisgros, atual Olympe, e 66 Bistrô, ambos com Claude Troisgros, além de ter passado uma pequena temporada no Hotel de Crillon, em Paris. Até que deu saudade de casa e voltou para Areal. Abriu um pequeno restaurante com pouquíssimo dinheiro, louça e talhares emprestados de amigos e móveis da loja de sua irmã gêmea. As paredes, ele mesmo pintou. Sete anos depois, hoje funcionando num casarão em Itaipava, o Barão Gastronomia é um dos principais destinos gastronômicos da serra fluminense, onde recebe apenas clientes com reserva, para menus fechados de 6 ou 14 pratos. Tudo indica que, em breve, o Barão de Petrópolis brilhará também ao nível do mar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.